Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Fatal para uns, leve para outros. O papel das células T

Cientistas do Instituto La Jolla de Imunologia, nos Estados Unidos, das universidades de Liverpool e de Southampton, ambas no Reino Unido, fornecem retrato detalhado de como as células T respondem ao SARS-CoV-2.

Covid-19: Fatal para uns, leve para outros. O papel das células T
Notícias ao Minuto

08:00 - 08/10/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Cientistas de todo o mundo procuram desenvolver vacinas e terapias para a Covid-19, mas muitos ainda se perguntam por que razão a doença se mostra mortal em algumas pessoas e leve em outras. Um novo estudo, publicado esta terça-feira na revista Cell, oferece algumas pistas.

A investigação, liderada por cientistas do Instituto La Jolla de Imunologia, nos Estados Unidos, das universidades de Liverpool e de Southampton, ambas no Reino Unido, sugere  que no início da doença os pacientes hospitalizados com casos graves desenvolvem um subconjunto de células T que pode matar as células B e reduzir a produção de anticorpos.

Para poder fazer esta afirmação, foi utilizada uma técnica de sequenciamento de RNA de célula única (RNA-seq).

Os investigadores estudaram amostras de 40 pacientes com o novo coronavírus. Desses, 22 foram hospitalizados e 18 apresentaram sintomas mais leves. Os cientistas usaram o RNA-seq para analisar os tipos de células que respondiam ao SARS-CoV-2.

Note que os vários tipos de célula T têm um papel no combate aos vírus. Por um lado, as T CD4+ alertam o corpo sobre a infeção e recrutam outras células do sistema imunitário. As células TFH sinalizam as células B para produzir anticorpos. Por fim, as Tregs inibem outras células T, evitando que o sistema imunológico danifique os próprios tecidos do corpo.

No estudo, os pacientes hospitalizados revelaram níveis mais altos de células TFH o que pode piorar uma infeção, pois, em vez de fazerem o seu trabalho e ajudar as células B a produzir anticorpos, estavam a matá-las.

A equipa espera que este estudo seja um ponto de partida para que a comunidade científica explore as respostas das células T ao SARS-CoV-2.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório