Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Más notícias. Quatro alimentos deliciosos que desaceleram o metabolismo

Está a engordar e não sabe porquê?

Más notícias. Quatro alimentos deliciosos que desaceleram o metabolismo
Notícias ao Minuto

10:00 - 23/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentos perigosos

Se por um lado, determinados alimentos são nossos 'amigos' e aceleram o metabolismo (proteínas, legumes, chás, etc), contribuindo para nos mantermos saudáveis, com um peso apropriado e em forma; por outro lado, outros podem ser prejudiciais para o ótimo funcionamento do organismo, estimulando o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes ou hipertensão. 

Eis, segundo informações divulgadas pelo médico Juliano Pimentel no seu portal de saúde, quatro alimentos que estão desacelerar o seu organismo:

Grãos refinados

Os grãos refinados não tem valor nutricional e são abundantes nas chamadas calorias vazias. Nomeadamente, alimentos como pão branco, bolachas ou bolos.

Geralmente estes produtos também contêm quantidades elevadas de açúcar refinado, sódio, glúten, amido de milho, conservantes sintéticos e ácido fítico, que desaceleram o metabolismo.

Adicionalmente, o médico aponta que a farinha branca tem pouca ou nenhuma fibra, o que é igualmente prejudicial para o ótimo funcionamento do organismo. 

Refrigerantes

Ingerir refrigerantes pode provocar 'síndrome metabólica', sobretudo em pessoas com predisposição de sofrer de diabetes ou doenças coronárias. 

O xarope de milho rico em frutose, presente nestas bebidas, pode causar obesidade. Já os adoçantes artificiais prejudicam a saúde.

Salgados

Fritos em óleo vegetal processado são danosos para a saúde e afetam negativamente o funcionamento do metabolismo.  

Normalmente são ainda abundantes em amidos, glúten e hidratos de carbono vazios, sódio em demasia e açúcar refinado.

Granola

Surpresa! A verdade é que este alimento aparentemente saudável, levanta várias questões, alerta Pimentel. Inúmeras marcas populares de granola apresentam níveis elevados de açúcar, calorias e grãos processados.

Somente 1/2 chávena de granola pode ter mais de 250 calorias, e não é de todo saciante. A junção de glúten, ácido fítico e mel processado transforma este alimento num potencial inimigo do metabolismo e da saúde como um todo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório