Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

A imunidade à Covid-19 pode durar apenas seis meses, dizem cientistas

Desde 1980 que se registaram estirpes semelhantes à doença hoje conhecida como Covid-19. Cientistas analisaram o histórico de doenças de pacientes destas doenças e concluíram que após uma primeira infeção, estes voltaram a ser afetados pela doença, por diversas vezes. Acreditam que o mesmo acontecerá com a Covid-19.

A imunidade à Covid-19 pode durar apenas seis meses, dizem cientistas
Notícias ao Minuto

10:20 - 15/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Os doentes de Covid-19, que tenham vencido a doença, podem perder a sua imunidade no espaço de seis meses, sugere um novo estudo do Amsterdam University Medical Centres.

Cientistas responsáveis por este estudo afirmam mesmo que a doença pode infetar uma pessoa, ano após ano, como se de uma gripe se tratasse.

Isto é o resultado de um estudo feito a várias estirpes da doença, que estes estudiosos acreditam ter começado anos antes de a doença ter sido designada como Covid-19.

Em análise estiveram as quatro estirpes do vírus- conhecidas como HCoV-NL63, HCoV-229E, HCoV-OC43 e HCoV-HKU1 - que causam infecções do trato respiratório, tal como o novo coronavírus. Estas decorreram ao longo dos anos tendo tido início, segundo os especialistas, na década de 1980.

Para descobrir com que frequência ocorreram as infecções sazonais causadas por estas estirpes, os cientistas examinaram mais de 500 amostras de sangue, pertencentes a pessoas que padeceram destas doenças. E com elas perceberam que "os tempos de re-infecção variaram entre seis meses e quase nove anos. Foram frequentemente observados aos 12 meses após a infecção inicial", refere a Dr. van der Hoek

O estudo refere que, por norma, a reinfeção acontece após um ano, mas depois disso torna-se bastante comum. Um dos indivíduos que participou no estudo foi afetado pela doença 17 vezes, isto é, cerca de duas vezes por ano. 

Partindo do princípio de que a Covid-19 será semelhante a estas estirpes, os estudiosos acreditam que o mesmo poderá acontecer aos doentes do novo coronavírus, ou seja, vencendo a doença, não estão imunes de voltar a ser infetados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório