Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Afinal, os casos assintomáticos carregam a mesma quantidade de vírus

Pessoas com Covid-19 sem sintomas podem carregar tanto vírus quanto aquelas com sintomas, sugeriu um estudo sul-coreano.

Afinal, os casos assintomáticos carregam a mesma quantidade de vírus
Notícias ao Minuto

11:33 - 07/08/20 por Teresa David

Lifestyle Covid-19

No início da pandemia, acreditava-se que os portadores assintomáticos poderiam estar a alimentar a disseminação furtiva. Mais tarde, a Organização Mundial de Saúde afirmou que o contágio por pessoas sem sintomas parecia ser "muito raro". Agora, um estudo sul-coreano diz que os infetados assintomáticos podem carregar tanto vírus quanto aquelas com sintomas. Ainda que não tenha conseguido determinar o papel dos assintomáticos na transmissão, o estudo lança umas luzes sobre a temática.

Segundo a BBC, no início de março, a Coreia do Sul foi capaz de identificar e isolar casos assintomáticos por meio de testes em massa. As pessoas com um teste positivo para a Covid foram monitorizadas num centro de tratamento comunitário, permitindo que os cientistas observassem que quantidade do vírus era detectável no nariz e na garganta. Os testes foram feitos regularmente, até que os pacientes dessem negativo.

Os resultados de 1.886 testes sugerem que pessoas sem sintomas no momento do teste, incluindo aquelas que nunca chegam a desenvolver sintomas, têm a mesma quantidade de material viral no nariz e na garganta que as pessoas com sintomas. O estudo também mostrou que o vírus pode permanecer em pessoas assintomáticas por períodos significativos de tempo - o tempo médio desde o diagnóstico ao teste negativo foi de 17 dias em pacientes assintomáticos e 19,5 dias em pacientes sintomáticos.

Este estudo dá-nos mais informações sobre os casos assintomáticos, ainda que não tenha conseguido determinar o seu papel na transmissão. Em teoria, ter a mesma quantidade de vírus no nariz e na garganta significa que tem a mesma quantidade para transmitir. Por outro lado, as pessoas sem sintomas têm menos probabilidade de ter uma tosse seca, que coloca gotículas infetadas no ar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório