Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Casos graves não resultam em resposta imunitária mais forte, diz estudo

Estes são os resultados de um estudo alemão, publicado na revista Cell.

Casos graves não resultam em resposta imunitária mais forte, diz estudo
Notícias ao Minuto

08:02 - 07/08/20 por Teresa David

Lifestyle Covid-19

Afinal, ao contrário do que se pensava, os casos mais graves de Covid-19 podem não resultar numa reação mais forte do sistema imunitário. Estes são os resultados de um estudo alemão, publicado na revista Cell.

Para chegar a esta conclusão, foram recolhidas amostras de sangue de 53 homens e mulheres com Covid-19. No grupo controlo, foram consideradas amostras de pacientes com outras infeções virais do trato respiratório e de indivíduos saudáveis. Através da análise da atividade dos genes e da quantidade de proteínas ao nível celular, foi possível caracterizar os glóbulos brancos que circulam no sangue e têm papel importante no sistema imunitário

De acordo com a Galileu, o estudo focou-se nas células mieloides, que incluem neutrófilos e monócitos, e, além de defendem o organismo contra infeções, influenciam na formação de anticorpos e outras células que favorecem a imunidade. "Descobrimos que essas células imunitárias estão ativadas, ou seja, prontas para defender o paciente contra a Covid-19 no caso de estados ligeiros da doença e também estão programadas para ativar o resto do sistema imunitário. Em última análise, isso leva a uma resposta imune eficaz contra o vírus", diz um dos investigadores do estudo, Antoine-Emmanuel Saliba

Porém, o mesmo não acontece em casos graves de Covid-19. Nestes casos, segundo o estudo, os neutrófilos e monócitos são apenas parcialmente ativados e não funcionam adequadamente. O coautor da pesquisa, Leif Erik Sander, comenta, citado pelo site brasileiro: "encontramos células consideravelmente imaturas que têm um efeito inibidor na resposta imune".

Ainda não se sabe ao certo porque é que isto acontece, mas o fenómeno pode ser observado noutras infeções graves. No caso da Covid-19, o mecanismo pode levar a uma resposta imune insuficiente, levando ao agravamento da inflamação no tecido pulmonar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório