Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Conhece a estenose aórtica? Especialista explica esta 'doença de avós'

Este domingo, assinalamos o Dia Mundial dos Avós. Este é também o dia de lembrar a estenose aórtica grave que afeta cerca de 32 mil portugueses. Assim, o Dr. Rui Campante Teles, coordenador do Projeto Valve For Life, partilhou um artigo de opinião com o Lifestyle ao Minuto, no qual alerta para a identificação precoce dos sintomas e para uma esperança no futuro do tratamento.

Conhece a estenose aórtica? Especialista explica esta 'doença de avós'
Notícias ao Minuto

13:00 - 26/07/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Hoje assinala-se o Dia Mundial dos Avós, dia de lembrar a estenose aórtica grave (considerada uma doença de 'avós') afeta cerca de 32 mil portugueses. Estima-se ainda que cerca de 25 mil pessoas com mais de 75 anos apresentem uma estenose aórtica grave sintomática.

A estenose valvular aórtica refere-se a uma situação em que a válvula aórtica fica progressivamente mais rígida. Isto é, a aorta (principal artéria do corpo) transporta sangue para fora do coração: quando o sangue sai, flui da válvula aórtica para a artéria aorta. A função da válvula aórtica é evitar que o sangue bombeado pelo coração volte para trás, mas quando há uma estenose, a válvula aórtica não abre completamente, fica cada vez mais estreita e isso impede o fluxo sanguíneo para fora do coração.

Desta forma, esta patologia, se não for detetada a tempo, é fatal. É assim importante estar atento a sintomas como: cansaço, a dor no peito e desmaios. Além disso, é uma doença cada vez mais frequente devido ao aumento da esperança média de vida.

Uma esperança no futuro do tratamento dos 'nossos' avós:

A estenose aórtica grave é tratada através de uma técnica minimamente invasiva que, além de ser a única esperança de vida para os doentes cardíacos inoperáveis, é também a melhor solução médica capaz de lhes garantir uma boa qualidade de vida. Até à data, o tratamento da estenose aórtica com este procedimento era reservado a doentes com estenose aórtica grave com risco cirúrgico aumentado, usualmente com mais de 80 anos, o que corresponde a cerca de cinco mil portugueses.

Contudo, temos vindo a assistir a uma evolução e esta técnica de implante percutâneo da válvula aórtica (TAVI) é, em 2020, uma alternativa para todos os doentes devido a novos estudos científicos, proporcionada pelo desenvolvimento médico e tecnológico registado na última década.

Isto significa que toda a população de doentes portadora de estenose aórtica grave e sintomática, especialmente nos doentes de menor risco (muitos deles com apenas 70 anos), tem disponível uma técnica que reduz o nível invasivo do tratamento. Esta, além de ser a única esperança de vida para os doentes cardíacos inoperáveis, é também a única solução médica capaz de lhes garantir uma boa qualidade de vida.

Um desenvolvimento que permite ainda que os “nossos avós” não sejam sujeitos a uma cirurgia de peito aberto onde poderiam correr mais riscos e ter um pós-operatório mais prolongado que implica a passagem pelos cuidados intensivos. Referindo ainda que a cirurgia a peito aberto, por vezes, nem era considerada opção para os doentes devido ao seu carácter invasivo, complexidade e potenciais complicações.

Calcula-se, por fim, que as necessidades nacionais cresçam até cinco vezes, pois esta técnica constituirá a opção preferida para os cerca de 25.000 portugueses que necessitam de ser tratados. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório