Uma pesquisa realizada por investigadores do Instituto de Estudo Cerebral da Coreia do Sul apurou que idosos com Alzheimer - o tipo mais comum de demência - estão mais suscetíveis a adoecerem com Covid-19.
No estudo publicado no Journal of Infection, e divulgado na revista Galileu, os cientistas explicaram como ocorre um aumento da expressão da enzima ACE2, que permite que o novo coronavírus invada o corpo e se fixe nas células, e como esse processo afeta doentes com Alzheimer.
Durante o estudo, os investigadores basearam a sua análise num conjunto de dados de microarranjo e de sequenciamento total de RNA tendo em conta aquela doença degenerativa da mente.
Adicionalmente, e conforme conta a Galileu, os cientistas observaram a expressão do gene ACE2 que detinha material genético de doentes idosos com Alzheimer.
"Aconselhamos que os pacientes idosos com Alzheimer tomem mais cuidado na prevenção e controle de infeções do novo coronavírus e que a sociedade preste atenção especial a esses pacientes", afirmou o líder do estudo Joo Jae-yeol, num comunicado emitido à imprensa.
No geral, os investigadores detetaram que o ACE2 é mais elevado em idosos com aquele tipo de demência, comparativamente a quem não padece da patologia.