Pessoas com esta doença da mente são mais vulneráveis à Covid-19

Quem sofre de Alzheimer tem níveis mais elevados do gene ACE2, que por sua vez serve como porta de entrada do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, nas células humanas saudáveis.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
21/07/2020 08:45 ‧ 21/07/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Pandemia

Uma pesquisa realizada por investigadores do Instituto de Estudo Cerebral da Coreia do Sul apurou que idosos com Alzheimer - o tipo mais comum de demência - estão mais suscetíveis a adoecerem com Covid-19.

No estudo publicado no Journal of Infection, e divulgado na revista Galileu, os cientistas explicaram como ocorre um aumento da expressão da enzima ACE2, que permite que o novo coronavírus invada o corpo e se fixe nas células, e como esse processo afeta doentes com Alzheimer. 

Durante o estudo, os investigadores basearam a sua análise num conjunto de dados de microarranjo e de sequenciamento total de RNA tendo em conta aquela doença degenerativa da mente.

Adicionalmente, e conforme conta a Galileu, os cientistas observaram a expressão do gene ACE2 que detinha material genético de doentes idosos com Alzheimer.

"Aconselhamos que os pacientes idosos com Alzheimer tomem mais cuidado na prevenção e controle de infeções do novo coronavírus e que a sociedade preste atenção especial a esses pacientes", afirmou o líder do estudo Joo Jae-yeol, num comunicado emitido à imprensa.

No geral, os investigadores detetaram que o ACE2 é mais elevado em idosos com aquele tipo de demência, comparativamente a quem não padece da patologia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas