Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

O leitor perguntou: Estou a fazer dieta, posso comer batata?

A crença popular dita que se está a tentar perder peso deve evitar comer batata. Mas, é realmente verdade?

O leitor perguntou: Estou a fazer dieta, posso comer batata?
Notícias ao Minuto

11:10 - 24/06/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dieta

A maioria de nós crê que devemos excluir a batata da alimentação se estamos a fazer uma dieta de restrição calórica e pretendemos emagrecer. Tal crença deve-se sobretudo ao facto de que o alimento é rico em hidratos de carbono, explica um artigo publicado no site especializado Medical Daily. 

Todavia, e como acontece com muitas crenças populares, evitar comer batata se está a tentar perder peso é uma ideia sem qualquer fundamento. Aliás, cada vez mais pesquisas demonstram que a sua ingestão deve ser parte integrante de uma dieta saudável. 

Adicionalmente, a ideia de que a batata é prejudicial para o processo de emagrecimento advém principalmente dos diferentes processos de confeção - e sim a batata frita, quer seja de pacote ou caseira aumenta o risco de desenvolvimento de várias doenças além do ganho de peso. 

Mais ainda, comer batata - cozida ou assada - não só é permitido, como pode de facto ajudar a emagrecer enquanto aumenta a massa muscular e a força. Isto porque as batatas são consideradas vegetais ricos em amido, repletas de hidratos de carbono saudáveis. E como se não bastasse, o alimento é rico em proteína, o que por sua vez aumenta os níveis de saciedade. 

Segundo um estudo realizado pela Universidade de McMaster, no Canadá, o consumo de batata é benéfico para quem sofre de hipertensão, fortalece o sistema imunitário, melhora a digestão e mantém o coração saudável. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório