Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Células T 'auxiliares' ou 'assassinas'. Como nos protegem contra Covid-19

Uma nova pesquisa acerca do funcionamento do organismo de indivíduos infetados com o novo coronavírus ou SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, torna aparente para os investigadores o papel desta célula no combate à doença.

Células T 'auxiliares' ou 'assassinas'. Como nos protegem contra Covid-19
Notícias ao Minuto

08:18 - 22/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

As células T dividem-se em dois grupos distintos: 'auxiliares' e 'assassinas', conforme explica um artigo publicado na revista Galileu.

A função das 'auxiliares' consiste em incentivar a ação das células B, responsáveis por produzirem anticorpos. Entretanto, as 'assassinas' têm como foco destruir células infetadas por vírus externos invasores - como por exemplo, o SARS-CoV-2. 

Investigadores do Instituto de Imunologia La Jolla, nos Estados Unidos, recorrendo à bioinformática, conseguiram discernir quais partes das proteínas do novo coronavírus causariam uma reação mais intensa das células. 

De acordo com o estudo publicado no periódico científico Cell, os cientistas analisaram as células do sistema imunitário de dez doentes voluntários que conseguiram recuperar de quadros ligeiros da Covid-19 e detetaram que todos eles tinham no seu organismo células T capacitadas para reconhecerem a proteína spike do SARS-CoV-2.

Mais ainda, os indivíduos detinham ainda células T 'auxiliares' competentes para reagirem à presença de outras proteínas próprias do novo coronavírus.

"[Os resultados sugerem que] uma razão pela qual grande parte da população pode lidar com o vírus é que podemos ter uma pequena imunidade residual da nossa exposição ao vírus da gripe comum", disse o imunologista e investigador Steven Varga, em entrevista à revista Science.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório