Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Casais com filhos expressam menor perturbação face à pandemia, diz estudo

Os resultados preliminares de um estudo internacional revelam que os casais com filhos que participaram num inquérito em Portugal expressam menor impacto emocional negativo face à situação de pandemia da Covid-19, foi anunciado esta quinta-feira.

Casais com filhos expressam menor perturbação face à pandemia, diz estudo
Notícias ao Minuto

12:30 - 21/05/20 por Lusa

Lifestyle Covid-19

O relatório que diz respeito a Portugal, a cargo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, faz parte de um estudo internacional onde participam mais de 40 universidades dos cinco continentes, intitulado "Covid-19: Estudo Transcultural sobre os Efeitos de Stressores Globais em Casais".

A investigação do CES nota que "casais com filhos perspetivaram menor impacto emocional negativo" devido à pandemia, sugerindo que "ter filhos é um fator protetor para um contexto tão crítico como o atual", disse à agência Lusa Alda Portugal, da equipa de investigação do CES responsável pelo estudo.

Nas respostas que permitiram estes resultados preliminares divulgados hoje pelo CES participaram 504 pessoas. A recolha de respostas decorre até julho.

Os participantes com filhos (47%) são os que mais referem sentir menos perturbação emocional global, menos ansiedade e menos depressão, "independentemente da idade dos filhos", salientou o CES, na nota de imprensa divulgada hoje.

O estudo preliminar conclui também que 74,3% dos participantes estão muito preocupados com a pandemia e 66,6% consideram que a sua vida "foi grandemente afetada pela Covid-19".

O estudo revela ainda que, dentro dos participantes, os sintomas de stress, ansiedade e depressão "aumentaram significativamente", quando comparados com o período pré-isolamento.

Nos resultados preliminares, observa-se também que quanto maior é a satisfação com a relação conjugal "menores são os níveis de depressão e stress".

De acordo com Alda Portugal, a equipa pretende investigar com mais detalhe outras variáveis que não foram ainda abordadas neste relatório, como a forma como o rendimento familiar sofreu alterações ou se há diferenças nos níveis de stress e ansiedade em relação à profissão que o inquirido exerce. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório