Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Entenda como a Covid-19 ataca o intestino. A ciência explica

O SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a Covid-19, infeta e propaga-se nas células localizadas no intestino. Daí que muitos indivíduos experienciem sintomas gastrointestinais, como parte da doença.

Entenda como a Covid-19 ataca o intestino. A ciência explica
Notícias ao Minuto

08:35 - 05/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Além de atingir os pulmões e o coração, de acordo com uma pesquisa holandesa publicada na revista Science, o SARS-CoV-2 alcança igualmente o intestino, provocando diarreia, vómitos e dores de estômago. 

Durante o estudo os investigadores recorreram à utilização de culturas celulares que reproduzem as células presentes no intestino humano. Os cientistas procederam infetando as ditas células com o novo coronavírus e analisaram a sua resposta ao microrganismo.

As células e respetivas estruturas ficaram rapidamente infetadas, denunciado a proliferação galopante do SARS-CoV-2 no intestino.

Ainda assim, os cientistas notaram que como resposta o órgão ativa uma proteína denominada de interferon. Esta é produzida por leucócitos e fibroblastos e tem o intuito de bloquear a disseminação de qualquer vírus externo invasor. 

Porém, e infelizmente, o estudo concluiu que a ação mais elevada da interferon não basta. Mesmo assim o SARS-CoV-2 tem a capacidade de contaminar as células através da poderosa enzima ACE2, que é concebida num valor superior quando o organismo deteta uma possível ameaça. Por outras palavras, acaba por operar como um ponto de entrada para o novo coronavírus.

Os cientistas alertam ainda que estas enzimas podem ser encontradas em órgãos como os pulmões e nariz, contudo prevalecem em maior número no intestino.

 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório