A maioria de nós deveria beber mais água, mas há quem faça o oposto e isso também tem consequências para a saúde.
O excesso de hidratação pode resultar em intoxicação por água, também conhecida como hiponatremia, causando uma inundação no interior das células devido a níveis anormalmente baixos de sódio na corrente sanguínea. Em casos graves, a intoxicação por água pode levar a problemas de saúde debilitantes, como convulsões, coma e até morte.
Três sinais de que está a beber demasiada água
- Náuseas e vómitos: Os sintomas da hiperidratação são parecidos com os da desidratação.Poderá ter náuseas vómitos e diarreia.
-
Inchaço ou descoloração nas mãos, lábios e pés: Em muitos casos de hiponatremia, as pessoas verificam inchaço ou descoloração perceptível nas mãos, lábios e pés. Quando todas as células do corpo incham, a pele também começa a inchar visivelmente.
-
Músculos fracos que tendem a sofrer cãibras facilmente: Ter um corpo saudável e totalmente funcional tem tudo a ver com equilíbrio. Quando bebe muita água, os seus níveis de eletrólitos caem e esse equilíbrio é comprometido. Níveis baixos de eletrólitos podem causar uma série de sintomas desagradáveis, incluindo espasmos musculares e cãibras.