Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2020
Tempo
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Insónias em tempos de quarentena. Quatro hábitos para dormir melhor

Dormimos para estar acordados. A hora de dormir é a hora em que o corpo entra na 'oficina' para reparar e restaurar quebras e para repor a energia suficiente para enfrentar um novo dia.

Insónias em tempos de quarentena. Quatro hábitos para dormir melhor
Notícias ao Minuto

15:24 - 20/04/20 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Insónias

Enquanto dormir é um prazer para a maioria, de acordo com um estudo realizado pela Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e pela Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT), em Portugal, 46% dos adultos dorme menos de seis horas ou menos por dia e 32% consideram ter um mau sono.  

O ritmo frenético da vida, os horários e rotinas descontrolados, o stress e a ansiedade são alguns dos principais aliados da insónia. Esses fatores traduzem-se em falta de descanso que acaba por afetar o humor, a concentração e a capacidade de aprendizagem, entre outros. A melhor receita para combater esta doença é aplicar e internalizar hábitos simples e acessíveis que ajudarão a adormecer e a sentir-se bem.  

Descansar é investir na sua saúde

Sentir-se bem, estar de bom humor ou ter uma memória melhor são alguns dos benefícios de uma boa qualidade do sono. Pessoas que dormem bem têm menos risco de problemas de saúde, ansiedade e stress. Um bom descanso também ajuda a consolidar a memória emocional seletiva, organizar informações cerebrais essenciais e prevenir doenças como excesso de peso ou doenças cardiovasculares. Tendo em conta todos esses benefícios, a Garmin está envolvida na regularização do sono através dos seus relógios1 de forma a incentivar as horas de descanso necessárias, sempre à procura do bem-estar dos seus utilizadores.  

Trabalhe para isso 24/7

Dormir bem não significa apenas fazer por isso à noite. Tudo o que fazemos durante o dia influencia diretamente o nosso descanso. As horas de luz natural e de sol são o melhor despertador para ativar o nosso corpo e ajudar o cérebro a perceber que é dia. Se possui um relógio Garmin, lembre-se de que pode definir os seus alarmes no relógio para evitar adormecer. Levantar-se na hora certa ajuda a definir horários, desenvolver planos e seguir uma rotina. Nesse sentido, é essencial realizar determinadas ações à mesma hora (trabalhar, comer, praticar desporto, dormir etc.), pois regulam a nossa perceção do tempo e o nosso ritmo biológico.  

Da mesma forma, praticar desporto ajuda a ativar e a cansar o corpo, permitindo-nos descansar melhor à noite. Os especialistas recomendam a prática de exercícios pela manhã e, se fizer à tarde, faça-o pelo menos duas horas antes de dormir. Se tiver um relógio Garmin, pode exercitar e entrar em forma com as apps desportivas e as sessões de treino incluídas no relógio e, dessa forma, promover a fadiga para desfrutar de um descanso profundo à noite.

Desconexão progressiva

Um dos remédios contra a insónia é ter um cuidado especial com as atividades que realizamos nas duas horas anteriores ao sono, pois esse é o tempo de preparação que o nosso corpo leva para poder adormecer. Os especialistas aconselham o uso desse período para relaxar e desconectar. Se possui um relógio Garmin, lembre-se de que pode meditar através de exercícios respiratórios ou ouvir música relaxante.  

Alterar o uso de telemóvel para a leitura de um livro ou a televisão para uma sessão de relaxamento são pequenas ações que podem ajudá-lo a dormir melhor, pois a luz emitida por dispositivos eletrónicos confunde o cérebro, e envia sinais de ativação, impedindo a produção de melatonina. Além disso, para evitar a inconveniência de avisos e notificações, é recomendável colocar os equipamentos em silêncio e fora da área de descanso. Use a opção 'não incomodar' no seu relógio Garmin para desativar as notificações e alertas e obter um descanso ininterrupto.

Consciência do descanso

É recomendável dormir oito horas por dia, mas quando falamos em descanso, a qualidade também é importante. A qualidade do sono implica dormir bem à noite e ter a energia necessária para enfrentar o dia a dia sentindo-se ativo e preparado. Mas como sabemos se realmente descansamos? Os monitores avançados do sono permitem o cálculo dos diferentes estágios do sono (leve, profundo e REM), podendo assim avaliar a qualidade das nossas horas de descanso.

Com um relógio Garmin, pode usar o monitor de sono para descobrir como dorme. Pode definir as suas horas de sono habituais nas configurações do utilizador da sua conta Garmin Connect e, assim, o relógio deteta automaticamente quando está a dormir e monitoriza o movimento durante as suas horas de sono. Essa ferramenta produz uma análise do sono e estatísticas diárias, analisando a oximetria de pulso, os batimentos cardíacos e os dados de movimento, ajudando a saber o número de horas que dorme, os níveis de sono e movimento enquanto dorme.  

Tal como o desporto e a alimentação, o tempo de descanso deve ser entendido como um hábito essencial da vida. Manter uma rotina e cuidar do sono ajudará a ser mais produtivo e eficiente durante o dia e incentivará a descansar mais e melhor à noite.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório