Pessoas com este hábito têm risco 14 vezes superior de sofrer de Covid-19

Um estudo chinês aponta que indivíduos que fumam não só têm uma probabilidade significativamente maior de infeção pelo novo coronavírus, como também apresentam uma chance mais elevada de desenvolver quadros graves da doença e de morrer.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
06/04/2020 09:17 ‧ 06/04/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Fatores de risco

Foram estas as conclusões de um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, em Wuhan, na China.

A pesquisa, foi publicada no periódico científico Chinese Medical Journal e concluiu ainda inclusive que quem tem um historial de consumo de tabaco apresenta um risco 14 vezes mais elevado de desenvolver pneumonia quando infetado pelo novo coronavírus.

Os especialistas explicam que a Covid-19 afeta mais gravemente os tabagistas, porque fumar provoca um quadro inflamatório crónico nos pulmões.

"O tabaco danifica os pulmões e as vias aéreas, causando uma série de problemas respiratórios graves", afirmaram os porta-vozes do Sistema de Saúde Pública do Reino Unido (NHS), em declarações ao jornal The Irish Post.

"Os dados apurados até ao momento revelam sem sombra de duvida que o vírus causador da Covid-19 ataca o sistema respiratório, daí que os fumadores corram um risco acrescido", alertaram. 

Contudo, existe ainda um outro fator de risco associado ao tabaco e que poucas vezes é levado em consideração - a ação de fumar requer colocar as mãos com regularidade na boca, mais precisamente nos lábios.

"Tendo em conta esta pandemia que estamos a viver posso dizer que na minha opinião nunca existiu um melhor momento para deixar de fumar", afirmou ao jornal Metro John Newton, diretor do NHS

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas