Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Casa do Impacto lança plataforma de apoio psicológico por videoconsulta

O hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Casa do Impacto, lançou hoje o acalma.online, como resposta aos efeitos da pandemia Covid-19 na saúde mental.

Casa do Impacto lança plataforma de apoio psicológico por videoconsulta

A plataforma oferece videoconsultas de apoio psicológico online e gratuitas para combater as dificuldades decorrentes do isolamento social e incerteza face ao futuro. Psicólogos podem-se inscrever para dar consultas.

No acalma.online qualquer pessoa pode ter acesso gratuito, e de forma intuitiva, a psicólogos clínicos devidamente treinados e obter apoio na redução de sintomas associados à situação que vivemos, como a ansiedade e a depressão.

Para beneficiar do serviço, deve-se:

Aceder à plataforma e selecionar o psicólogo pretendido;

- Proceder à marcação (horário pretendido e informação pessoal);

- Uma vez confirmada, a consulta acontecerá na plataforma, na data combinada.

Cada videoconsulta tem a duração de 30 a 45 minutos e podem ser estendidas, caso o psicólogo verifique essa necessidade.

“A crise que atravessamos não se deve apenas à ameaça de contaminação. É também um desafio à nossa saúde mental quando confrontados com situações com as quais não estávamos habituados a lidar. Por isso aliámo-nos a quem detém o know-how, para oferecer uma ferramenta simples e disponível para todos, que promove o alívio do impacto negativo através de apoio psicológico especializado. O acalma.online quer mobilizar a sociedade para a importância da saúde mental com uma proposta de valor complementar às iniciativas que foram surgindo neste âmbito",  explica Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

A plataforma acalma.online de apoio à saúde mental foi desenvolvida pela Casa do Impacto no âmbito do movimento Tech4COVID19, onde o Hub desafiou a startup de marcação de consultas online, Doctorino, e duas residentes, a Hug-a-Group e a ZenKlub, startups de impacto que já se dedicavam à saúde mental. A With Company é a responsável pelo branding do projeto e a Doctor Spin pela comunicação.

Na plataforma já se encontram mais de 30 psicólogos clínicos certificados pela Ordem dos Psicólogos prontos a apoiar pessoas afetadas pelas consequências da pandemia como o isolamento, o confinamento a um espaço, a adaptação a novos modelos de trabalho, o aumento do risco social, o impacto económico e o futuro imprevisível, por exemplo.

Os psicólogos inscritos são voluntários, o que confere a gratuitidade das consultas. Psicólogos clínicos com cédula ativa na Ordem dos Psicólogos interessados em fazer parte do projeto, receber formação e uma experiência em intervenção em situação de crise podem inscrever-se aqui.

Os psicólogos atuam segundo o 'Modelo de Intervenção em Crise', que consiste na criação de uma relação rápida e segura, e de forma não intrusiva, no apoio a necessidades e preocupações imediatas; no alívio imediato e estabilização da sintomatologia psicopatológica; no apoio na resolução da resposta desadaptativa ao acontecimento gerador de desorganização; na promoção de competências para resolução da situação desencadeadora de mal-estar e na promoção de competências para um crescimento pós-traumático, de forma a que as pessoas tenham um papel ativo na sua recuperação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório