Meteorologia

  • 08 ABRIL 2020
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Olhos vermelhos podem ser mais um sintoma da Covid-19, alerta enfermeira

Os olhos são "o fator mais importante" quando se trata de identificar possíveis casos de infeção pelo novo coronavírus, disse uma enfermeira norte-americana ao canal de televisão CNN.

Olhos vermelhos podem ser mais um sintoma da Covid-19, alerta enfermeira
Notícias ao Minuto

09:49 - 26/03/20 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Sintomas Covid-19

Além dos sintomas mais conhecidos, divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como febre, tosse seca persistente e dificuldades respiratórias, indivíduos infetados com o vírus potencialmente fatal podem ficar também com os olhos extremamente vermelhos, como se tivessem a experienciar uma reação alérgica. 

Chelsey Earnest, enfermeira no lar Life Care Center, em Washington, nos Estados Unidos, disse à CNN que para ela, os olhos são "o fator mais importante" quando se trata de identificar sintomas do novo coronavírus

"Trata-se de algo no qual reparei em todos os meus pacientes. Têm algo como se... se tratasse de uma alergia nos olhos. A parte branca do olho não fica propriamente vermelha. É como se existisse, ao invés, uma sombra vermelha no exterior dos olhos". 

O que diz a Direção-Geral de Saúde?

O site da Direção-Geral de Saúde (DGS), não menciona a vermelhidão ocular como possível indicador de infeção pelo novo coronavírus, e aponta relativamente aos sintomas da Covid-19, que: "a maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados - febre (T>37,5ºC); tosse; dificuldade respiratória (falta de ar)".

Sendo que nos casos mais graves: "pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas", pode ler-se na página online da DGS

Leia Também: Covid-19: Treze sintomas relatados por sobreviventes do novo coronavírus

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório