Pode encontrar conforto num abraço caloroso. É exatamente assim que se sente quando se aconchega num cobertor pesado. "Um cobertor pesado estimula o toque de pressão profunda, quase como numa massagem", diz o médico Georgine Nanos, à Healthy. Isso pode oferecer uma sensação de bem-estar.
Mas, esses cobertores terapêuticos fazem mais do que apenas mantê-lo confortável. Melhoram o sono, reduzem a ansiedade e ajudam a acalmar ou confortar pessoas com autismo.
Reduzir a ansiedade
Envolver-se num cobertor pesado desencadeia hormonas naturais de redução do stress do corpo, incluindo serotonina e oxitocina. Um estudo de 2012, publicado no Journal of Medical and Biological Engineering, descobriu que cobertores pesados podem ativar o sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso que diz ao corpo para e 'relaxar'.
Melhorar o sono
Um cobertor mais pesado pode ajudar com a insónia e outros distúrbios do sono. Um estudo de 2015, publicado no Journal of Sleep Medicine & Disorders, afirma que pessoas com insónia que usavam cobertores pesados dormiam mais à noite e mexiam-se menos enquanto dormiam.