A alimentação saudável não tem idade, mas sim a necessidade de se adaptar ao estilo de vida de cada ser humano. Por isso, o festival vegetariano Veggie Fest propõe na sua 6ª edição uma alimentação dos 0 aos 100 anos. O evento regressa ao Shopping Cidade do Porto nos próximos dias 28 e 29 de março. Durante dois dias decorrerão várias palestras e showcookings sobre como personalizar e adotar um estilo de vida adequado para grávidas, bebés, crianças, desportistas, jovens e adultos que procuram novos hábitos alimentares e soluções na prevenção de doenças.
Nesta edição, o foco principal do evento é a saúde através da alimentação mantendo os pilares das edições anteriores: a alimentação de base vegetal e a sustentabilidade. A grande novidade são as 'rodas de conversa' ou palestras, que terão uma maior duração com espaço para perguntas e respostas. Os visitantes poderão esclarecer dúvidas com prestigiosos nutricionistas e reconhecidos especialistas na área da saúde e o bem-estar.
“Queremos demonstrar que o facto de comer saudável não está comprometido com o tempo, o saber fazer e o poder económico”, assegura o fundador do evento, Pedro Andrade. “Desde a gestação, passando pelos primeiros anos de idade até à madurez, a alimentação saudável é para todos. Não tem idade”, afirma o fundador do evento, Pedro Andrade.
“Por isso trazemos para o Veggie Fest vários nutricionistas de renome, especializados na alimentação de base vegetal, para apresentar os mais recentes estudos que promovem a saúde através da alimentação, até mesmo a prevenção e tratamento de doenças. Estão todos convidados a virem esclarecer as dúvidas, gratuitamente, durante os dois dias do evento", conclui Andrade.
Alguns dos nomes destacados e confirmados são: Gabriel Mateus, presidente da Associação Projeto Safira que presta apoio a doentes oncológicos e ações na prevenção do cancro; a doutora Andreia Torres, formada em nutrição e com um amplo 'know how' após trabalhar em Harvard com investigadores na saúde pública; a autora com mais livros de cozinha vegetariana vendidos em Portugal, Gabriela Oliveira; a empresária e nutricionista clínica Tatiana Zanin do portal Tua Saúde; com mais de 30 milhões de seguidores; a nutricionista Sandra Gomes Silva, autora do blog 'O Vegetariano'.
Também irão marcar presença a modelo fitness da Ucrânia Olena Starodubets, residente em Portugal e influencer “wellness” com mais de 1 milhão e 300 mil seguidores; e a health coach Anna Elisa de Castro, fundadora da N.O.S Escola Portugal e Brasil, entre outros nomes.
Durante dois dias, o festival assenta em três eixos de oferta: palestras, showcookings e um mercado com mais 40 expositores: refeições vegan, pastelaria e gelados vegan, superalimentos, especiarias e infusões, comida sem glúten, alheiras vegetarianas, cosmética vegan e sustentável até produtos lifestyle BPA free. Nesta edição dá-se também especial foco à importância da água e como é possível transformar a água da torneira numa fonte de desintoxicação e revitalização do corpo, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Nesta edição, o evento vai mais além de ensinar como transitar para uma alimentação de base vegetal: “Vamos descomplicar a cozinha e ensinar papinhas, lanches, petiscos e refeições saudáveis para quando a fome aperta ou não estamos em casa”, afirma o director geral, Pedro Andrade. “Queremos demonstrar que o facto de comer saudável não está comprometido com o tempo, o saber fazer e o poder económico”, assegura. “Desde a gestação, passando pelos primeiros anos de idade até à madurez, a alimentação saudável é para todos. Não tem idade”, conclui Andrade.