'Fake News na Medicina': O livro que quer travar a desinformação na saúde

Nas livrarias a partir de 4 de março.

Notícia

© Matéria-Prima Edições

Notícias Ao Minuto
28/02/2020 18:50 ‧ 28/02/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Como forma de travar "conteúdos imprecisos ou mesmo completamente falsos" na área da saúde, é fundamental desconstruir muitos dos mitos associados à saúde, contestando-os com informações atualizadas e verídicas sobre temas relevantes, contribuindo assim para o esclarecimento da população. É isso que propõe André Casado no livro Fake News na Medicina.

André Casado, médico especialista em Medicina Interna, desmonta neste livro várias ideias pré-concebidas sobre temas tão diversos como cancro, vacinação, infeções, propagação de vírus ou suplementos alimentares, entre outros. 

"As fake news na saúde são recorrentes entre os conteúdos falsos que circulam na internet e nas redes sociais, e a prova disso mesmo são algumas notícias em torno do surto do novo coronavírus na China. O medo é o motor que impulsiona as notícias falsas e a internet o melhor veículo para as transmitir, propagando-as rapidamente pelo mundo inteiro", exemplificam em comunicado.

As notícias falsas fazem mal à saúde

"Quando as fake news chegam à medicina, o que é posto em causa é, acima de tudo, a saúde e o bem-estar do leitor. Quando não se procuram fontes especializadas o que vence são as crenças, e o que está em jogo é, não raras vezes, a própria vida. Daí a importância de saber exatamente o que a ciência atesta", salientam.

Este livro é uma arma de combate à desinformação. "Confiar na ciência é a única forma de vencer a superstição e rejeitar tratamentos sem validação científica. Para quem tudo o que se escreva já só é valorizado se reforçar a crença original, este não é o livro certo. Aqui não temos fake news, avisa o autor".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas