Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo revela que não comer esta refeição aumenta risco de enfarte

Entenda o impacto negativo que não tomar o pequeno-almoço pode ter no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Estudo revela que não comer esta refeição aumenta risco de enfarte
Notícias ao Minuto

10:40 - 25/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentação e ataque cardíaco

Não tomar o pequeno-almoço com frequência pode ser prejudicial para a ótima saúde do seu coração, alerta um novo estudo espanhol, divulgado pela revista Galileu. Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores observaram um grupo de voluntários que comiam de manhã ou que somente bebiam um copo de sumo ou café, e notaram que este último grupo registava um maior risco de padecer de aterosclerose, que consiste no endurecimento e estreitamento das veias artérias, o que por sua vez tende a aumentar significativamente o risco de doenças cardíacas – incluindo ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Os cientistas tiveram em conta a qualidade da dieta dos indivíduos que participaram na experiência, tal como fatores de risco adicionais que incluíram sedentarismo, colesterol elevado e tabagismo.

Ao invés, e conforme explicou ao Live Science José Penalvo, professor na Universidade de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, consumir mais calorias no período da manhã pode contribuir para o equilíbrio dos índices de açúcar no sangue ao longo do dia e a promover a sensação de saciando, evitando assim comer em excesso.

O estudo

A revista Galileu explica que os investigadores repartiram os voluntários em três grupos: os que não comiam nada de manhã, os que comiam pouco e aqueles que comiam muito. A pesquisa revelou que quem não tomava o pequeno-almoço ou que comia muito pouco apresentava 1,5 vezes mais placa acumulada nas artérias, comparativamente aos que comiam bastante.

Adicionalmente, quem não comia de manhã mostrou estar mais predisposto a sofrer de excesso de peso ou de obesidade.

Penalvo sugere a ingestão de um pequeno-almoço composto por alimentos que confiram energia ao organismo, tais como uma omelete de vegetais e torradas de pão integral, ou uma tigela de cereais também integrais (sem açúcares adicionados) com frutas frescas ou nozes, assim como café e um sumo natural.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório