Entenda o risco de deixar o seu cão dar-lhe um 'beijo'
Atenção, a lambidela do seu melhor amigo de quatro patas pode transmitir muito mais do que amor...

© Shutterstock

Lifestyle Alerta saúde pública
Num artigo para a publicação Hippocratic Post, John Oxford, professor de virologia e bacteriologia e investigador da Universidade de Queen Mary, em Londres, no Reino Unido, destacou: “Não é apenas o que têm na saliva. Os cães passam metade do tempo com o focinho em lugares sujos ou a cheirar dejetos de outros animais, repletos de bactérias, vírus e germes".
Recentemente, como reporta a revista Veja, uma britânica de 70 anos teve ser internada de urgência após ser lambida na boca pelo seu cão. De acordo com o relato publicado na revista científica BMJ, a idosa desenvolveu uma grave infecção provocada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, presente na boca de cães e gatos.
A idosa apresentava sinais de confusão mental, dor de cabeça, diarreia, calafrios e febre, sendo que os exames diagnosticaram uma lesão renal aguda e infecção generalizada, seguida de uma coagulação intravascular, função hepática reduzida e insuficiência respiratória.
James Wilson, do hospital da Universidade College London, também no Reino Unido, destaca que os médicos não encontraram arranhões ou mordidas – formas comuns da infecção – o que demonstra que infecções graves podem ocorrer mesmo com a ausência de mordidelas e arranhões óbvios.
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Comentários
Regras de conduta dos comentários