Há muitos alimentos que são saudáveis por si só, fornecendo inúmeros benefícios para a saúde devido às suas propriedades nutricionais.
Mas a verdade é que há alguns alimentos que, juntos, potenciam esses benefícios.
Para diminuir o risco de cancro: juntar maçãs e framboesas
Um estudo publicado no Journal of Nutrition, citado pela The Healthy, determinou que o ácido elágico antioxidante (encontrado em framboesas, romãs, entre outros) aumentou a capacidade da quercetina (antioxidante encontrado em maçãs, uvas, cebolas, entre outros) de matar células cancerígenas.
Para ter energia ir o dia todo: juntar cebola e grão de bico
De acordo com um estudo de 2010 publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, citado pela mesma publicação, os compostos de enxofre encontrados na cebola ou no alho podem ajudar a absorver mais ferro e zinco de grãos e legumes, incluindo grão de bico.
Para reduzir a inflamação: juntar tofu e jalapeños
Cientistas na Coreia descobriram que a genisteína (uma isoflavona com propriedades de combate a doenças, encontrada em alimentos de soja como o edamame e o tofu) e a capsaicina (um antioxidante presente na pimenta e nos jalapeños) ajudam a combater a inflamação. A inflamação no corpo é conhecida por ser um fator de risco para doenças cardíacas e cancro. A capsaicina também ajuda a reduzir a pressão sanguínea, oferecendo ainda mais benefícios para o coração.