Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas descobrem fórmula para fazer o café perfeito

O segredo: uma menor quantidade de grãos, moídos de forma mais agressiva.

Cientistas descobrem fórmula para fazer o café perfeito
Notícias ao Minuto

11:11 - 27/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle O café perfeito

O café perfeito não existe… ao que parece sim, existe! Investigadores da Irlanda, dos Estados Unidos, Irlanda e Suíça juntaram-se com o intuito de criar o melhor café expresso à face da Terra. E conseguiram. 

Durante a pesquisa, publicada no periódico científico Matter,  e partilhada pela revista Galileu, os investigadores apuraram que menos grãos, moídos de forma mais agressiva, são o segredo de ouro para uma bebida mais forte e espessa.

Regra geral, como aponta a revista Galileu, os grãos são moídos o mais fino possível. De acordo com os autores do estudo, essa moagem fina permite mais espaço na superfície em contato com o líquido, o que eleva o rendimento da extração, isto é a fração do café moído que se dissolve e resulta na bebida final.

Contudo, há mais elementos a ter em conta no processo, como alerta a revista Galileu. Em ambiente de laboratório, a moagem fina adotada pelos profissionais do café entupiu a cafeteira, reduzindo o rendimento, desperdiçando matéria-prima e resultando em variações no sabor.

O rendimento da extração depende de ainda de como a água passa através da massa de grãos, composta de milhões desses grãos de diferentes formas e tamanhos, que ficam retidos num único filtro. De modo a corrigir essa situação os investigadores usaram a eletroquímica, observando como a cafeína e outras moléculas se dissolvem nos grãos de café, e compararam com o modo como os iões de lítio se movem através dos elétrodos de uma bateria. E assim, chegaram finalmente a um modelo de extração do café expresso ideal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório