Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quer viver mais anos? Então beba este número de cafés por dia

Longa vida aos amantes de café!

Quer viver mais anos? Então beba este número de cafés por dia
Notícias ao Minuto

10:04 - 22/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Café e longevidade

Segundo duas novas pesquisas, divulgadas pela publicação HuffPost US, que incidiram sobre os benefícios da bebida no organismo, quem consome ao menos uma chávena de café por dia vive mais, comparativamente a quem não ingere o alimento de todo, seja qual for o método de preparação ou da variedade, desde normal ou descafeinado.

Ambos os estudos apontam que beber 350 ml de café por dia diminui o risco de morte prematura em 12% em 16 anos, enquanto três chávenas da bebida a cada 24 horas podem reduzir o risco em 18% no mesmo período temporal.

"Os dados apurados sugerem que um consumo moderado de café, até três xícaras por dia, não é mau para a sua saúde, e que incorporar café na dieta pode ter benefícios para a saúde", afirmou o médico Marc Gunter, da Agência Internacional de Pesquisa sobre Cancro(Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A primeira pesquisa, e a mais ampla realizada sobre o tema, foi levada a cabo por cientistas da Iarc e do Imperial College de Londres e teve como amostra mais de 1,5 milhão de pessoas com mais de 35 anos de 10 países europeus.

Segundo a pesquisa, publicada no periódico Annals of Internal Medicine, foram analisados em detalhes o consumo de café dos participantes, que faziam parte do estudo Epic (European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition), os modos e técnicas de preparação da bebida de cada um deles e a presença maior ou menor de cafeína.

Os voluntários foram seguidos pelos cientistas durante 16 anos e todos os que morreram tiveram as causas de morte registadas e levadas em consideração. Durante esse período morreram 42 mil dos participantes da pesquisa.

Tendo em conta o estilo de vida dos indivíduos, os seus hábitos alimentares e consumo de tabaco, os investigadores concluíram que o grupo que bebia diariamente café estava associado a um risco menor de morte por qualquer causa, principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.

"Descobrimos que um consumo mais elevado de café estava associado a um risco menor de morte por qualquer causa, especificamente por doenças no sistema circulatório e digestivo", afirmou Gunter ao HuffPost.

Já a segunda pesquisa, também divulgada na Annals of Internal Medicine foi conduzida pela instituição de ensino superior norte-americana Southern California University (USC) com uma amostra de 215 mil pessoas, entre elas uma grande proporção de indivíduos negros, latinos e asiáticos que habitavam nos Estados Unidos.

Os resultados desse estudo revelaram que ao beber uma chávena de café por dia, o risco de morte prematura diminui 12% e que essa percentagem aumenta para 18% se o número de chávenas subir para três.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório