Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Beber café desta variedade pode diminuir risco de Alzheimer e Parkinson

Parece existir mais uma boa razão para os apreciadores de café continuarem a saborear a popular bebida. Além dos benefícios já conhecidos, o café pode ainda proteger contra a doença de Alzheimer e de Parkinson.

Beber café desta variedade pode diminuir risco de Alzheimer e Parkinson
Notícias ao Minuto

08:40 - 11/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alzheimer e Parkinson

A conclusão foi de um estudo conduzido por investigadores do Instituto de Investigação Krembil e da Universidade de Toronto, no Canadá, que procurou identificar que compostos do café estão envolvidos no efeito protetor da bebida sobre o declínio cognitivo relacionado com a idade. 

O investigador Donald Weaver, do Instituto de Investigação Krembil, e uma equipa de cientistas decidiram analisar três tipos de café: torra clara, torra escura e descafeinado de torra escura. 

“A torra escura cafeinada e descafeinada apresentavam potências idênticas nos nossos testes experimentais iniciais”, explicou Ross Mancini, investigador da Universidade de Toronto. “Assim, observámos desde logo que o seu efeito protetor não poderia ser devido à cafeína”, concluiu. 

O investigador relatou ter depois descoberto um grupo de compostos conhecidos como fenilindanos que resultam do processo de torrefação dos grãos de café.  

Os fenilindanos são únicos, na medida em que são o único composto analisado no estudo que previne ou inibe a formação de aglomerados de proteína tau e de beta-amiloide, observados na Alzheimer e Parkinson. Os investigadores consideram o achado como inesperado e muito interessante. 

Como a torrefação produz quantidades maiores de fenilindanos, o café de torra escura aparenta exercer um efeito mais protetor do que o resultante de uma torra clara.  

“Foi a primeira vez que alguém investigou a forma como o fenilindanos interagem com as proteínas que são responsáveis pela Alzheimer e Parkinson”, afirmou Ross Mancini.  

No entanto, os investigadores disseram que são necessários muitos mais estudos antes que este achado se possa traduzir em opções de tratamento para aquelas doenças neurodegenerativas e, que apesar da descoberta ser definitivamente interessante, não se sugere que o café possa constituir uma cura

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório