Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2020
Tempo
11º
MIN 6º MÁX 15º

Edição

Quer engordar e não sabe como? Especialista dá dez dicas

Há quem tenha muita dificuldade em ganhar peso, enquantos outros querem emagrecer.

Quer engordar e não sabe como? Especialista dá dez dicas

Muitas pessoas tentam ganhar peso, não só para terem o corpo e as formas que desejam e melhorar a autoestima, mas também por uma questão de saúde.

Estar abaixo do peso (normalmente Índice de Massa Corporal abaixo dos 18.5 kg/m2) "pode ser sinónimo de problemas, tais como debilidade do sistema imunológico, pouca massa muscular, pele, unhas e ossos fragilizados ou, no caso da mulher, não ficar menstruada”, como explica a médica Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas em Lisboa.

A nutricionista avisa: “se pretende ganhar uns quilos extra, a solução não é comer de tudo sem restrições e seguir pelo caminho do chamado ‘lixo’ nutricional, isto é, optar por alimentos com elevado teor de gordura e açúcares simples, como doces, bolos, ‘fast-food’ ou fritos”. Pois estes podem contribuir para o aumento do risco de diabetes ou doenças cardiovasculares.

Para aumentar o peso necessita de ganhar massa muscular e não massa gorda. A regra é fazê-lo de forma saudável e equilibrada e de preferência pedir um aconselhamento personalizado.

Ainda assim a nutricionista partilhou algumas dicas para quem quer ganhar peso:

1. Deve consumir mais calorias do que aquelas que gasta;

2. Conjugar uma alimentação ajustada com atividade física regular;

3. Fazer refeições regulares - idealmente de duas em duas horas - e tentar aumentar gradualmente o volume das refeições;

4. Privilegiar os alimentos ricos em proteína - essenciais para ganhar massa muscular - como carnes magras (frango ou peru), peixe, ovos, queijos magros e iogurtes.

5. Optar pelos hidratos de carbono complexos como massas, arroz, batata e pão (preferencialmente integral), que são ótimas fontes de energia.

6. Ter um diário alimentar, pois é uma excelente forma de manter a alimentação controlada.

7. Apostar em alimentos como: aveia, granola, manteiga de amendoim, compotas de fruta, óleos vegetais ou azeite, mel, frutas tropicais, frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões) e sementes (linhaça, chia, girassol, sésamo).

8. Ao pequeno-almoço, no iogurte pode incluir mel e frutos secos ou cereais do tipo granola, que são bastante densos em termos calóricos. Faça também batidos ou papas de aveia com fruta e mel.

9. Nas refeições principais prefira a sopa ou a salada/legumes no final da refeição, quando já estiver saciado.

10. Nunca deixe de realizar as refeições intermédias e uma pequena ceia antes de se deitar. Pode comer queijos em triângulo, iogurte, nozes, amêndoas, pão com manteiga de amendoim, frutas como manga, abacate ou banana, por exemplo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório