Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Mito ou verdade: A manteiga de amendoim é mesmo saudável ou nem por isso?

A manteiga de amendoim é uma daqueles alimentos que atualmente marca presença no frigorífico de muitos de nós. E por um bom motivo: é deliciosa, combina literalmente com tudo, e dura para sempre. Mas se a come religiosamente todos os dias, será que é demais? Afinal, a popular manteiga contém uma tonelada de gordura e calorias.

Mito ou verdade: A manteiga de amendoim é mesmo saudável ou nem por isso?

É importante saber que a manteiga de amendoim pode ser algo enganosa. A desvantagem imediata e óbvia do produto é o alto teor de calorias e gorduras.

Eis os valores nutricionais de duas colheres de sopa de manteiga de amendoim sem sal:

Calorias: 191;

Proteína: 7 g;

Gordura: 16 g (3 g sat);

Hidratos de carbono: 7 g;

Fibra: 2 g;

Açúcar: 4 g;

Sódio: 5 mg.

Os benefícios para a saúde da manteiga de amendoim são reais

Ainda assim, não deixe que o alto teor calórico o impeça de comer este alimento. “Nozes e pasta de amendoim costumavam ter uma má reputação há anos”, diz a nutricionista norte-americana Bonnie Taub-Dix, em entrevista à revista norte-americana Women’s Health. “Contudo, a gordura não é o inimigo”, completa. “Na verdade, isso pode mantê-lo mais saciado e impedi-lo de petiscar outras coisas menos saudáveis” A alta porção de proteína também ajuda neste departamento.

No entanto, tente manter o tamanho da porção de duas colheres de sopa, para que não aumente drasticamente a contagem diária de calorias.

Em termos de sua saúde geral, os estudos associam o consumo de frutos secos a níveis mais baixos de colesterol, particularmente o LDL (ou o colesterol ‘mau’). Os amendoins também demonstraram melhorar a saúde do coração e nivelar os níveis de açúcar no sangue, ajudando o organismo a absorver os hidratos de carbono mais lentamente – uma vantagem importante para os diabéticos. Além disso, comer frutos secos como o amendoim pode realmente ajudar a perder ou a manter o peso ao longo do tempo e controlar a fome e apetite.

O que deve procurar na manteiga de amendoim

Dito isso, muitas manteigas de amendoim podem conter um alto teor de açúcar, sódio ou aditivos. Portanto, a profissional recomenda verificar a lista de ingredientes, bem como o rótulo nutricional. Segundo Bonnie, idealmente uma manteiga de amendoim saudável deve ser feita apenas com amendoim, mas quanto menor a lista de ingredientes, melhor. “Embora muitos rótulos sejam ‘naturais’, deve ainda assim verificar atentamente os ingredientes”, aconselha.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório