Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pratica exercício físico? Os três erros alimentares mais comuns

Está cometer estes erros na sua alimentação?

Pratica exercício físico? Os três erros alimentares mais comuns
Notícias ao Minuto

10:30 - 08/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Treinar e alimentação

Atualmente a Internet e as redes sociais são uma fonte inesgotável de conselhos alimentares para quem treina e pratica qualquer tipo de desporto. Contudo, a verdade é que a maioria dessas recomendações é feita por indivíduos que não são qualificados quer em nutrição ou em áreas como educação física, o que frequentemente está por trás de erros alimentares – inclusive de atletas profissionais - baseados em informação falsa ou descontextualizada.

Adicionalmente, dietas não personalizadas ou seguir o plano alimentar de um colega pode acarretar riscos para a saúde.

Eis os erros alimentares mais comuns entre os desportistas, segundo o hospital CUF:

Toma indiscriminada de suplementos nutricionais

Existe a ideia generalizada, sobretudo em algumas modalidades ou entre os atletas profissionais, de que o aumento da atividade física torna indispensável a toma de suplementos nutricionais. A suplementação deve ser sempre analisada caso a caso, em função do tipo de treino, alimentação do atleta, nutrientes que é necessário suplementar, tempos de preparação e recuperação do esforço, etc. Na maioria das vezes, o consumo de suplementos serve apenas para sobrecarregar fígado e rins, sem benefícios plausíveis para o rendimento físico. Uma nota ainda sobre a questão da segurança: os suplementos alimentares não são abrangidos pelas mesmas normas de controlo que os medicamentos, por isso o seu uso deve ser feito sempre com bastante cautela.

Hidratação deficiente

Outro dos erros frequentes é não manter um bom estado de hidratação durante a prática de exercício físico. O calor, a humidade, o tipo de roupa e a intensidade do exercício são fatores que influenciam a sudação e, consequentemente, as necessidades de reidratação. Faça um teste simples para perceber se está a terminar os seus treinos desidratado: pese-se sem roupa, seco, antes de iniciar o treino. Pese-se novamente no fim do treino, nas mesmas condições. Registe a diferença de peso e subtraia o que tiver bebido durante o treino. A diferença de peso entre o início e o fim do treino corresponde, em mais de 95%, a perdas de água, pelo que deve procurar repor esses líquidos.

Alimentação desadequada à atividade física

Os alimentos, por si só, não são bons ou maus. É necessário adequar o horário da sua ingestão, a combinação com outros alimentos e definir as quantidades certas para cada momento. Existe a ideia que os atletas devem obrigatoriamente comer muitas massas (porque fornecem energia) ou muita proteína (para aumentar ou regenerar os tecidos musculares). Mas a verdade é que as coisas não são assim tão simples e só um profissional experiente e qualificado poderá determinar as necessidades individuais de cada desportista. Lembre-se que o plano alimentar do campeão do mundo de 10 mil metros quase de certeza que não é o mais adequado para si que quer correr uma mini maratona de 10km... Apesar da distância percorrida ser a mesma!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório