Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Oito sinais silenciosos de ataque cardíaco. Consulte um médico

Segundo um novo estudo britânico muitos dos sintomas que antecedem a ocorrência de enfartes são ignorados. E você, sabe quais são os sinais que deve ter em atenção?

Oito sinais silenciosos de ataque cardíaco. Consulte um médico
Notícias ao Minuto

09:15 - 08/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Risco de enfarte

Estima-se que uma em cada seis mortes resultantes de enfarte poderiam ter sido evitadas caso as vítimas estivessem cientes dos sinais de alarme.

Uma equipa de investigadores da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, examinou as admissões hospitalares no país entre 2006 e 2010.

Os investigadores apuraram que 16% dos pacientes que haviam morrido vítimas de ataque cardíaco no espaço de 28 dias após terem sido internados não haviam sido diagnosticados.

A British Heart Foundation afirma que são dados “preocupantes”, especialmente porque os pacientes haviam experienciado sintomas como dores no peito.

O líder do estudo, o médico Perviz Asaria disse ao jornal britânico Daily Star: "os médico são altamente eficientes a tratar ataques cardíacos quando estes são a causa de admissão nas urgências, mas não são tão competentes quando se trata de discernir pequenos sinais e sintomas de enfarte”.

A maioria dos indivíduos sabe que dores no peito e falta de ar são indicadores de doença cardíaca, mas há algo mais, segundo Perviz, que deve ter em atenção.

Sobretudo nos homens a vontade de ir dormir cedo pode ser um indicador de complicações cardíacas, indica a pesquisa.

Os investigadores observaram os padrões de sono 2,400 homens e apuraram que aqueles que sofriam de pressão perigosamente alta, tendiam a deitar-se muito mais cedo, comparativamente a indivíduos saudáveis.

A hipertensão é uma condição que raramente manifesta sintomas e que quando não é tratada pode resultar na incidência de enfartes e AVCs.

Em média os homens que sofrem de hipertensão deitam-se por volta das 23h10, enquanto que os saudáveis adormecem por volta das 23h28, apontou o estudo.

Todavia, os indivíduos com problemas coronários têm um sono mais inquieto e menos reparador.

O médico Nobuo Sasaki, que também participou na pesquisa, afirmou ao Daily Star: “a vontade de dormir mais cedo foi associada a indivíduos que sofrem de hipertensão – mais do que qualquer outro fator”.

Sasaki e Asaria divulgaram os oito sintomas de enfarte que deve ter em atenção, e se necessário deverá procurar um médico o quanto antes:

1. Dores no peito;

2. Enxaquecas e dores de cabeça severas;

3. Sensação de fadiga e confusão;

4. Problemas de visão;

5. Dificuldade em respirar ou respiração ofegante;

6. Batimento cardíaco irregular;

7. Presença de sangue na urina;

8. Sentir o peito, pescoço ou orelhas a latejar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório