Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Comer duas peças desta fruta por dia acaba com o colesterol

Um novo estudo sugere que comer duas maçãs por dia contribui significativamente para uma melhor saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol.

Comer duas peças desta fruta por dia acaba com o colesterol
Notícias ao Minuto

09:15 - 30/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Baixar o colesterol

A pesquisa britânica apurou que adultos que comem regularmente maçãs registam um decréscimo de 4% nos índices de colesterol, comparativamente aos que optam por o beber sumo da mesma fruta.

A maçã é uma fruta extremamente rica em fibra e em micro-nutrientes denominados polifenóis.

Os especialistas acreditam que essas substâncias têm um papel ativo na redução dos níveis do colesterol alto, que pode contribuir para o endurecimento e estreitamento das artérias, aumentando assim a probabilidade de incidência de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). 

A professora, investigadora e líder do estudo Julie Lovegrove, docente na Universidade de Reading, no Reino Unido, disse em declarações ao jornal The Sun: “parece que o velho provérbio de comer uma maçã por dia está correto”.

O estudo foi publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, e utilizou como amostra 40 indivíduos de meia idade. Metade dos voluntários comeu duas maçãs por dia e metade ingeriram o equivalente na forma de sumo por um período de dois meses. Após esse tempo os grupos trocaram e prosseguiram a experiência por mais dois meses.

Os níveis de colesterol eram de 5.89 quando comeram a fruta e de 6.11 nas semanas em que beberam sumo.

O investigador e médico Thanasis Koutsos disse ao The Sun: “Ainda não sabemos se é a fibra presente na maçã ou os polifenóis cujos índices são significativamente maiores nesta fruta, comparativamente a outras. O que sabemos é que basta uma simples alteração na dieta que passa somente por comer duas maçãs por dia para impactar positivamente nos marcadores que determinam a saúde cardiovascular”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório