Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Sinais de alarme de síndrome do intestino irritável

Permanência dos sintomas por mais de três meses pode ser um forte indicador da doença.

Sinais de alarme de síndrome do intestino irritável
Notícias ao Minuto

10:00 - 27/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Intestino

Ao enfrentar problemas no intestino, como obstipação intestinal ou diarreia, muitas pessoas associam o evento à ingestão esporádica de algum alimento ou líquido. Contudo, o que muitos desconhecem é que esses sintomas podem estar a ocorrer em virtude da síndrome do intestino irritável. Especialistas estimam que entre 10 a 20% da população ocidental sofra com a doença.

O gastroenterologista do Seconci-SP, Moacir Augusto Dias, explica que a síndrome se manifesta por meio de dor ou desconforto abdominal e alterações dos hábitos intestinais, com obstipação ou prisão de ventre, diarreia ou alternância entre uma e outra.

“O que difere o intestino com funcionamento irregular daquele com a síndrome é o período durante o qual os sintomas perduram. Se o problema persistir por três meses, de acordo com as orientações do Roma IV, é muito provável que o indivíduo esteja a sofrer com a patologia”, comenta o médico.

Os critérios de Roma IV, produzidos pela Fundação Internacional de Roma de Gastroenterologia, preconizam que a doença pode ser diagnosticada caso haja dor recorrente por pelo menos um dia por semana, durante três meses, associada com dois ou mais dos seguintes sintomas:

1) relacionada à defecação;

2) alteração da frequência ou aspecto das fezes;

3) alteração da forma das fezes.

Apesar de muitas vezes estar associada a problemas emocionais, imunológicos, infecciosos as causas definitivas da síndrome ainda são desconhecidas e não há estudos que indiquem quando os sintomas começarão a ser percebidos. Contudo, já se sabe que existe uma predisposição maior entre pessoas do sexo feminino e abaixo dos 45 anos.

O diagnóstico, segundo o gastroenterologista do Seconci-SP, é realizado a partir da observação dos sintomas e da realização de exames laboratoriais para a exclusão de outras doenças. Já o tratamento, geralmente, é feito por meio da administração de medicamentos e acompanhamento psicológico. “Atualmente, quando o indivíduo nos procura com sinais da síndrome do intestino irritável, realizamos uma série de exames clínicos e também o encaminhamos para ser acompanhado pela nossa equipa de psicologia e, inclusive, de nutrição, tendo em vista que alguns alimentos podem estar relacionados à piora dos sintomas”, explica o médico Moacir Dias.

“É muito importante que o indivíduo procure ajuda médica caso apresente obstipação ou diarreia persistente por mais de dois meses. Isso porque estes sintomas poderão acarretar problemas mais sérios, como a desnutrição pela dificuldade do organismo absorver os nutrientes dos alimentos, no caso da diarreia, e o desenvolvimento de hemorroidas e fissuras no canal do reto, nas situações de dificuldade para a evacuação”, conclui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório