Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Como lidar com a tristeza de final de ano

As comemorações de Natal e Ano Novo podem ser extremamente difíceis para algumas pessoas.

Como lidar com a tristeza de final de ano

O que é motivo de festa e alegria para alguns, pode ser sinónimo de tristeza para outros. Se é uma daquelas pessoas que se sente profundamente triste nesta época do ano, não necessita de se sentir culpado e muito menos uma 'ave rara'. Não está só. Aliás, a melancolia ou depressão de fim de ano é bastante comum e nada recente.

Em 1985 o jornal norte-americano The New York Times já falava sobre o assunto: “Esse tipo de depressão, causada por expectativas irreais, ocorre frequentemente durante os feriados. […] Estas datas costumam criar situações que levam as pessoas a sentirem-se tristes". 

Inúmeros fatores contribuem para o sentimento de tristeza nesta época do ano e incluem: fadiga, expetativas irrealistas, decepções do ano anterior, excesso de consumismo, stress financeiro, incapacidade de estar com a família e os amigos e memórias de outras festas, vividas na companhia de familiares ou amigos que já não estão presentes. Mais ainda, equilibrar as demandas de compras, festas e compromissos familiares pode contribuir para a sensação da pessoa se sentir sobrecarregada e aumentar a tensão.

Mas não desespere. Nem tudo está perdido. Eis algumas dicas do psiquiatra Eduardo Tancredi, da rede de clínicas de atendimento eCare Life, que podem ajudá-lo a lidar melhor com esta quadra. 

Equilibre as emoções

A tristeza é um sentimento e precisa de ser sentido. Reprimir emoções pode prolongar o estágio de melancolia muito mais do que pensa. Por isso, se precisar de ficar um tempo sozinho para entender o que se está a passar consigo, fique. Contudo tenha em mente que deve ser um momento passageiro para reorganizar o que não está bem. Permita-se chorar se for preciso. Quando estiver com outras pessoas, converse, pergunte como andam as coisas, viva o momento e equilibre as suas emoções.

Planeie o próximo ano apenas quando se sentir bem

Com o novo ano a aproximar-se, parece uma obrigação planeá-lo. Entretanto, não se trata de todo de uma regra. Algumas pessoas gostam de fazê-lo, mas outras preferem 'saltar' esta etapa. Não se sinta pressionado a fazer qualquer lista de desejos nessa época

Adote hábitos de relaxamento

Se acha que esta época do ano simplesmente não lhe faz bem, então relaxe e respire! Faça uma caminhada, ouça música, tome um banho demorado, durma bem e mantenha uma alimentação equilibrada. Tudo isso ajuda o corpo a libertar substâncias químicas que combatem a tristeza.

Não se prenda ao passado

Recordar o aconteceu no decorrer do ano pode ser extremamente doloroso para algumas pessoas, principalmente para aquelas que sofreram algum trauma ou perda. Freud já dizia que o passado existe para ser superado. Portanto, use as datas comemorativas e o fim do ano para enterrar as mágoas, as dores e recomeçar uma nova fase. E lembre-se: um dia de cada vez!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório