Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Não os suporta? Genética pode determinar se gosta ou não de vegetais

Um novo estudo reforça e explora a possibilidade de que um determinado gene pode fazer com que alguns indivíduos sintam um gosto muito amargo ao provar certos alimentos.

Não os suporta? Genética pode determinar se gosta ou não de vegetais
Notícias ao Minuto

10:00 - 11/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Genes e alimentação

Segundo uma pesquisa recente norte-americana, alguns de nós podem estar geneticamente condenados a odiar vegetais. E essa repulsa natural deve-se a um gene específico chamado TAS2R38, cuja ação faz com que o portador sinta um gosto amargo ao consumir esse tipo de alimento, como brócolos e couves-de-Bruxelas.

Os investigadores explicam que apresentar o TAS2R38 resulta numa hipótese 2,6 vezes menor de ingerir vegetais regularmente. Mais ainda, a diferença genética pode tornar o gosto da cerveja, café e chocolate preto extremamente desagradáveis.

Assim, o genoma de uma pessoa pode influir — e muito — na sua alimentação, sobretudo levando em conta que os nutricionistas recomendam a ingestão de diversas porções diárias de vegetais. Para sentir o gosto amargo, o indivíduo necessita de herdar dos pais duas cópias do TAS2R38, que codifica uma proteína nas papilas gustativas da língua que sentem o gosto amargo.

A essas pessoas, os cientistas deram o nome de 'super-tasters', algo como 'super-paladares'. O estudo levou em conta os relatos de 175 participantes e concluiu que aqueles com duas cópias do gene comiam apenas pequenas porções de vegetais folhosos.

Os cientistas afirmam que o trabalho conduzido é relevante para ressaltar a importância de se considerar o gosto dos alimentos quando se recomenda algum tipo de dieta. Além disso, esperam que o artigo abra espaço para que se explore alternativas que diminuam o gosto amargo entre essas pessoas, permitindo que ingiram assim a quantidade adequada de vegetais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório