Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mercado de Natal sustentável chega à Grande Lisboa esta quarta-feira

Evento acontece de 11 a 22 de dezembro, em Almada.

Mercado de Natal sustentável chega à Grande Lisboa esta quarta-feira
Notícias ao Minuto

23:30 - 09/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mercado de Natal

O Mercado de Natal Amigo da Terra, o primeiro mercado de natal sustentável do país, cresceu, ocupando o centro da cidade de Almada durante 12 dias. A inauguração é já na próxima quarta-feira, dia 11, às 17 horas, na Oficina da Cultura e na Praça S. João Baptista.

O evento acontece de 11 a 22 de dezembro e recebe uma seleção de quase 100 artesãos e marcas de todo o país, com presentes de Natal mais sustentáveis e solidários.

"Há propostas de prendas a partir de 1€, algumas produzidas por utentes de oito instituições particulares de solidariedade social do concelho presentes", garante a Câmara Municipal de Almada.

Em paralelo, decorre um vasto programa com mais de 150 atividades, totalmente gratuitas, entre oficinas, espetáculos, showcookings, tasquinhas, animação, eco-conversas, a decorrer em diferentes espaços – Tenda Planeta, Tenda Sabores, Palco Terra e Palco Floresta de Natal.

Destaque também para o ciclo passeio solidário Dois Pedais Mais Natais, no sábado, dia 21 de dezembro. Esperam-se muitos ciclistas vestidos com cores e acessórios de Natal, cada um com a sua contribuição para a REFOOD (bens alimentares não-perecíveis), a distribuir pelas famílias carênciadas do concelho.

Com o propósito de "mudar hábitos" será possível, nas oficinas, construir as próprias prendas e decorações de Natal, dando vida nova a materiais que iriam acabar no lixo. Nos showcookings, o desafio é aprender receitas saudáveis e sustentáveis para a ceia de Natal, mas também para os restantes dias do ano.

A Agência Municipal de Energia de Almada traz pela primeira vez o 'Carrega a Pedal'. Quem estiver com o seu telemóvel com falta de bateria basta pedalar e com a energia do movimento, está feito.

E porque o Mercado de Natal Amigo da Terra está empenhado em ser um evento com menor pegada ecológica e carbónica, a iluminação é de baixo consumo. Existe recolha seletiva, inclusive para orgânicos, as embalagens de plástico descartáveis são substituídas por embalagens biodegradáveis e de origem vegetal, e as bebidas são servidas em copos reutilizáveis.

No final, os materiais de decoração utilizados que não puderem ser reaproveitados são recolhidos por quem os queira reutilizar, com o apoio da Circular Economy Portugal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório