Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco factos sobre o cancro da próstata que provavelmente desconhece

Em Portugal, o cancro da próstata é o tipo de cancro mais frequente no homem (superior ao cancro da pele e ao cancro do pulmão), registando-se aproximadamente quatro mil casos novos por ano.

Cinco factos sobre o cancro da próstata que provavelmente desconhece
Notícias ao Minuto

11:00 - 06/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cancro da próstata

De acordo com informações disponibilizadas pele rede de hospitais CU, estima-se ainda que 1 em cada 6 homens terá diagnóstico de cancro da próstata ao longo da sua vida, mas só 1 em cada 35 virá a falecer devido a esta doença.

A sobrevivência estimada ao fim de 5 anos após o diagnóstico é aproximadamente 100%, aos 10 anos cerca de 93% e aos 15 anos de 76%.

Os principais factores de risco são os seguintes:

Geografia

Os homens que vivem nos EUA ou Europa têm maior incidência de cancro da próstata, apresentado um rácio de 17 casos em 100 homens contra 2 em 100 nos países asiáticos;

Raça

Os homens de raça negra têm maior probabilidade de serem diagnosticados com cancro da próstata e apresentarem a forma mais agressiva da doença. As causas para a diferença entre raças não são conhecidas;

Idade

O risco de cancro da próstata aumenta com a idade. A maioria dos casos ocorrem em homens acima dos 65 anos de idade. Após os 65 anos, o risco de ter um cancro da próstata é superior a qualquer outro tipo de cancro;

Antecedentes familiares

Se o seu pai ou irmão têm ou tiveram cancro da próstata, tem risco de desenvolver a doença, especialmente se o tipo de tumor for o mais agressivo. O seu risco é ainda maior se um deles teve cancro da próstata antes dos 55 anos ou se múltiplos familiares tiveram este tipo de cancro. A incidência de cancro da próstata numa dada família pode ser causada pelo ambiente partilhado, genética ou ambos;

Obesidade

Se o seu peso corporal for elevado, está em risco de desenvolver cancro da próstata de crescimento rápido. Este risco aplica-se neste caso, mesmo que coma saudavelmente e faça exercício físico. Por outro lado, a falta de exercício e não ingerir vegetais em doses suficientes aumenta o seu risco de doença, mesmo que o seu peso corporal seja normal. O cancro da próstata que apareça neste contexto é mais agressivo.

Adicionalmente, o urologista Alex Meller, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Brasil, dá algumas dicas sobre como prevenir o tumor e partilhou com a Globo alguns factos que provavelmente não sabe sobre a doença.

1. Sem sintomas

Alex revela que o cancro da próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando ocorrem, o tumor já está num estado grave e demasiado avançado. Ele citou dificuldades em urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do cancro. 

2. Tabu desnecessário

O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. O urologista conta que as mulheres – sim, as mulheres – são na maioria das vezes quem toma a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.

3. Alguém da família já teve?

O médico Alex afirmou que se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido cancro da próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

4. Tem colesterol alto? Atenção

Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir este cancro. Inclusive, o urologista Alex afirmou que pacientes que já sofrem do tumor na próstata e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade da doença. 

5. O poder do sexo

O sexo pode diminuir o risco do homem morrer devido à doença. É o que ressalta o médico urologista Alex Meller. Ele explica que, apesar da eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, trata-se sem duvida alguma do tipo de terapia que não provoca quaisquer efeitos secundários. Então, não custa tentar!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório