Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fumar canábis aumenta em até 40% risco de cancro do testículo

O impacto de consumir marijuana pode afetar perigosamente a produção de espermatozoides.

Fumar canábis aumenta em até 40% risco de cancro do testículo
Notícias ao Minuto

09:25 - 05/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Canábis e cancro

Homens que fumam canábis regularmente apresentam um maior risco de desenvolver cancro do testículo, de acordo com uma meta-análise que analisou dezenas de estudos publicada na semana passada no Journal of the American Medical Association. A pesquisa indica que o consumo a longo prazo pode aumentar em até 40% o risco de desenvolver cancro testicular, comparativamente com aqueles que nunca consumiram marijuana. 

“O uso regular de canábis está associado ao desenvolvimento de tumores de células germinativas testiculares (que dão origem aos espermatozoides)”, explicaram os investigadores no estudo. A canábis, portanto, pode afetar a produção de espermatozoides. Os académicos analisaram ainda a relação entre outros tipos de cancro e marijuana, mas concluíram que as evidências eram insuficientes para confirmar essa associação.

Cancro do testículo

O cancro testicular é caracterizado pelo aparecimento de nódulos no testículo ou mudanças no tamanho do saco escrotal sem a presença de dor. Outros sintomas associados a este tumor, incluem: diferença na textura ou tamanho de um testículo para o outro, sensação de peso na região e, em alguns casos, dor intensa. Vale ressaltar que às vezes esses sintomas podem não estar relacionados com cancro, mas é importante procurar um especialista para identificar o problema.

Os tumores testiculares correspondem a 5% do total de casos de cancro entre os homens, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de raro, o problema afeta principalmente homens em idade reprodutiva (15 a 49 anos) – sendo que metade dos pacientes tem menos de 35 anos. Especialistas ainda destacam que o cancro testículo é mais comum em homens brancos.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a doença é um dos tipos mais tratáveis de cancro e com boas perspectivas de recuperação. Por isso, a qualquer sintoma suspeito, os homens devem procurar o médico, pois o diagnóstico precoce melhora consideravelmente as chances de cura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório