Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Estocolmo: Visitar a capital sueca no inverno é (mais) especial

A capital sueca tem, no inverno, muito poucas horas de sol, mas uma oferta cultural diversificada e espaços de lazer interessantes, que justificam uma visita.

Estocolmo: Visitar a capital sueca no inverno é (mais) especial
Notícias ao Minuto

17:00 - 28/11/19 por Teresa David

Lifestyle Viagens

Poucos têm a audácia de visitar Estocolmo no inverno. As temperaturas não são amistosas e as poucas horas de sol fazem com que o visitante tenha de atrasar o relógio e organizar o dia consoante a luz - é que às três da tarde começa a escurecer e, em apenas uma hora, Estocolmo fica mergulhada na escuridão.

Se já está assustado, não fique. Estocolmo é o destino de inverno por excelência e a sua magia está no ar límpido e no vento frio que sopra do Báltico. O charme da cidade, esse, está nas ruas vazias, nas iluminações, na gastronomia rica e, claro, nas gentes.

O dia termina cedo na Suécia e os seus habitantes jantam entre as cinco e as seis da tarde. Pouco depois desse horário  já não se vêem pessoas na rua e o silêncio é absoluto. Para os que se aventuram nesse silêncio, a escuridão não é uma realidade - as ruas estão iluminadas e decoradas com motivos natalícios e as janelas das casas e lojas são iluminadas com velas. Essas luzes oferecem conforto, mesmo sem a companhia das gentes daquela cidade que são, ao contrário do que se possa pensar, amigáveis, ainda que discretos e um pouco introvertidos.

A gastronomia é um dos segredos mais bem guardados do país. Destaque para toda a pastelaria sueca, que é deliciosa. É obrigatório provar o Glögg, ou vinho quente, acompanhado de uma Pepparkakor, o tradicional biscoito de gengibre e canela, ou Lussekatter, o pão de açafrão. A Suécia é também conhecida pela sua forte cultura de consumo de café e, passeando pela cidade, verifica-se a omnipresença de espaços dedicados a esta bebida. 

O transporte público de eleição, em Estocolmo, é o metro que faz também parte dos pontos turísticos mais atrativos da cidade. As suas estações são conhecidas por serem modernas e artísticas e, além disso, protegem do frio.

Pontos turísticos a não perder: 

Centro histórico Gamla Stan

Gamla Stan, a Cidade Velha, é um dos maiores e mais bem preservados centros medievais da Europa e uma das principais atrações de Estocolmo. Aqui se fundou Estocolmo, em 1252. 

  • Mercados de Natal: O principal mercado de Natal de Estocolmo decorre anualmente na praça central de Gamla Stan.
  • Palácio Real: Este palácio, concluído em 1760, é a residência oficial da família real sueca. Construído em estilo barroco, tem mais de 600 divisões, alberga os apartamentos reais e três museus: o Museu Tre Kronor, o Tesouro e o Museu de Antiguidades de Gustavo III.
  • Museu do Nobel: Situado num impressionante edifício do século XVIII, o Museu Nobel reúne e apresenta as fascinantes histórias de prémios Nobel. 
  • Catedral Medieval: O grande destaque é a imagem medieval de São Jorge, em homenagem à ajuda do santo na derrota dos invasores dinamarqueses.

City Hall

A City Hall de Estocolmo é um marco entre as atrações e pontos turísticos da capital da Suécia e vale a pena visitar. 

Museu Vasa

Vasa é o nome de um navio que naufragou quando deixava o porto de Estocolmo, na sua primeira viagem. O navio foi recuperado muito tempo depois, num excelente estado de conservação e é a peça central do museu.

Abba Museum

Diversão é o que se espera deste museu dedicado à banda sueca ABBA. 

Skansen: O museu a céu aberto mais antigo do mundo

Criado no final do século 19, é o primeiro museu e jardim zoológico a céu-aberto do mundo. É composto por edifícios provenientes de toda a Suécia, relembrando a diversidade cultural do país através das suas construções típicas e tradições.

Södermalm

É um dos bairros mais populares de Estocolmo e tem uma oferta variada de comércio: há lojas de todo o tipo, cafés e bares com decorações interessantes. Aqui também estão dois dos melhores miradouros da cidade: Fjällgatan e Monteliusvägen.

 Alguns conselhos: 

  1. Roupa quente: Não existe tempo frio, apenas vestuário inadequado. Encha as malas de camisolas térmicas, collantscachecóis, proteção para orelhas e gorros. 
  2. Organize o dia consoante as horas de luz: Durante o inverno, o tempo de luz do dia é reduzido. Por isso, planeie visitar museus no horário de escuridão e aproveite a luz para passear pela cidade e desfrutar dos pontos turísticos exteriores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório