Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Por que o coração não necessita de descansar como os outros músculos?

O coração de um adulto bate a uma frequência de 60 a 100 bpm (batimentos por minuto). Este super músculo é responsável por bombear o sangue para os outros órgãos e por isso trabalha incessantemente. Sim, pode dizer-se que o coração é um verdadeiro 'workaholic'.

Por que o coração não necessita de descansar como os outros músculos?
Notícias ao Minuto

10:16 - 22/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mistérios do coração

Todavia, se o coração não descansa e opera ininterruptamente, afinal como é que não se cansa e como aguenta tantos anos de trabalho?

Para entender melhor esta questão complexa, primeiro, é importante saber que há três tipos de músculo no corpo humano: o liso, o estriado esquelético e o estriado cardíaco.

Tipos de músculos

O tipo liso é um músculo que, como o próprio nome diz não possui estrias transversais, é liso. Por ser controlado pelo sistema nervoso autónomo, esses músculos tem movimentos involuntários, não dependendo da nossa vontade para agir. Esses músculos estão presentes em órgãos como a bexiga, o útero, ou o estômago.

Já o tipo estriado esquelético é fácil de identificar, já que são responsáveis pelos nossos movimentos. Esses músculos estão presos aos nossos ossos e aos tendões e possuem movimentos voluntários, ou seja, somos nós que controlamos as suas ações. Alguns exemplos de músculos esqueléticos são os bíceps, os tríceps ou quadríceps.

Quanto ao músculo estriado cardíaco (que forma o miocárdio), este por sua vez tem um movimento involuntário, ritmado e contínuo, fatores que são fundamentais para a circulação do sangue.  As mitocôndrias, popularmente conhecidas como 'fábricas de energia', são abundantes nesse tipo de músculo, o que aumenta a necessidade de ATP (Trifosfato de Adenosina), que é uma molécula fonte de energia para as atividades das células. É justamente nesse ponto onde encontramos a resposta para o nosso problema. 

A famosa mitocôndria

Como o coração tem um volume muito elevado de mitocôndrias, geradas principalmente pela respiração aeróbica, mais ATP é produzido e este não necessita assim de descanso para se recuperar, como acontece com os músculos esqueléticos. 

A alta produção de mitocôndrias dá energia contínua para o músculo não parar de trabalhar e manter o funcionamento adequado, de maneira forte e ritmada. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório