Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Pobreza aumenta exponencialmente risco de insuficiência cardíaca

Um estudo recente publicado no periódico científico Journal of the American Heart Association analisou a associação entre os fatores socioeconómicos de um município/região e a mortalidade por insuficiência cardíaca (IC), comparando-a com a mortalidade por doença coronária (DCC).

Pobreza aumenta exponencialmente risco de insuficiência cardíaca
Notícias ao Minuto

11:00 - 06/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doenças do coração

A pesquisa teve como intuito avaliar a importância da influência de fatores financeiros de cada condado nesses resultados.

Investigadores do Centro Médico de Assuntos de Veteranos de Providence, em Rhode Island, conduziram uma análise transversal de fatores socioeconómicos e mortalidade por insuficiência cardíaca e DCC em 3.135 municípios dos Estados Unidos entre 2010 e 2015.

Os investigadores apuraram a correlação mais forte para a associação da pobreza com insuficiência cardíaca e mortalidade por DCC, que foi desproporcionalmente mais alta para insuficiência cardíaca que a DCC. Para cada aumento percentual na prevalência de pobreza no nível do condado, a mortalidade por insuficiência cardíaca aumentou para 5,2 mortes por 100 mil num modelo multivariável ajustado para dados demográficos.

O estudo concluiu que a pobreza a nível do condado está fortemente associada à insuficiência cardíaca e à mortalidade por doença cardíaca, e a correlação é mais forte para a mortalidade por insuficiência cardíaca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório