Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Estudo descobre o sinal de que está prestes a sofrer um ataque cardíaco

As doenças cardíacas são a principal causa de morte em todo o mundo – esteja atento aos sinais que o seu corpo dá quando um enfarte está iminente.

Estudo descobre o sinal de que está prestes a sofrer um ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

09:00 - 05/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintoma de enfarte

Um novo estudo, divulgado pelo jornal britânico The Independent, apurou que existe um sinal claro que indica que uma pessoa está prestes a sofrer um ataque cardíaco. Após examinarem materiais que bloqueavam artérias coronárias de diversos pacientes, cientistas da Michigan State University, nos Estados Unidos, descobriram que é a presença do colesterol em forma de cristal que indica maior gravidade.

Os cristais de gordura foram encontrados em mais de 89% dos casos que foram considerados de emergência: “Em estudos anteriores, mostramos que, quando o colesterol passa de líquido para sólido ou estado de cristal, este expande-se em volume como gelo e água”, explicou o médico e professor George Abela, da universidade.

De acordo com o Abela, essa expansão, quando ocorre dentro da artéria, pode acabar por provocar a rutura ou bloquear o fluxo de sangue, o que provoca tanto uma paragem cardíaca quanto um acidente vascular cerebral (AVC).

Pesquisa

Os investigadores recolheram amostras de pacientes que foram atendidos nas urgências em mais de 240 consultórios por todos os Estados Unidos, aspirando material das artérias e procurando por colesterol cristalizado. Os exames revelaram que a união de cristais quebra as paredes das artérias e chega a perfurar o coração.

Os cristais também são altamente perigosos porque desencadeiam a produção de moléculas inflamatórias chamadas de interlecina-1 beta, que inflamam as artérias e pioram o quadro clínico.

Além de comprovar a relação entre o colesterol, especialmente quando cristalizado, e as doenças cardíacas, a pesquisa reforça a ideia de que uma vida saudável, que inclua a prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada, é uma forma eficaz de prevenção contra o desenvolvimento de doenças coronárias.

Ataques cardíacos também se manifestam por uma dor forte na região do tórax, irradiando para áreas como o maxilar, o pescoço, os braços e as costas. Além disso, a pessoa pode sentir falta de ar, tonturas e ansiedade. Na presença desses sintomas deve dirigir-se o mais rapidamente possível a um hospital ou centro de saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório