Todos os dias, estamos expostos a agentes agressores que atacam o nosso organismo e prejudicam o seu normal funcionamento.
Esses agentes agressores, os radicais livres, promovem o envelhecimento precoce e aumentam o risco de desenvolvimento de cancro, diabetes, doenças inflamatórias e doenças degenerativas.
Os radicais livres, podem provir do meio externo: stress, radiação solar, poluição, tabaco; ou ser produzidos internamente, resultantes do nosso metabolismo energético.
Para auxiliar o nosso organismo no combate a essas substâncias, existem os antioxidantes, capazes de estabilizar os radicais livres. O nosso organismo dispõe de antioxidantes internos, contudo, uma alimentação que forneça antioxidantes é sempre um reforço à defesa do organismo.
Alimentos antioxidantes:
Polifenóis: Podemos encontrá-los nos frutos vermelhos, maçã, uvas, vinho e cerejas.
Vitamina C: Está presente em alimentos como os citrinos, morangos, kiwi, brócolos, espinafres e salsa.
Vitamina E: É possível encontrá-la em alimentos como os cremes vegetais, abacate, azeite, frutos gordos (como a amêndoa e a avelã) e nas sementes.
Vitamina A: Encontra-se em alimentos de cor laranja como batata-doce laranja, manga, papaia e cenoura bem como no fígado, espinafres e ovo.