Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Risco de AVC e amputação. Diabetes afeta mais de 3 milhões de portugueses

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD), deixa o alerta para uma doença que carece de um diagnóstico e tratamento precoce para ajudar a prevenir e evitar complicações futuras (AVC, insuficiência real, amputação de membros inferiores e cegueira).

Risco de AVC e amputação. Diabetes afeta mais de 3 milhões de portugueses
Notícias ao Minuto

15:50 - 14/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Complicações da diabetes

Em Portugal são mais de três milhões de pessoas que sofrem de diabetes e de pré-diabetes, uma doença que apresenta números esmagadores e que é considera a quarta causa de morte a nível nacional. A patologia triplica ainda a mortalidade nas pessoas com cancro, doenças respiratórias e cardiovasculares.

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD), deixa o alerta para uma doença que carece de um diagnóstico e tratamento precoce para ajudar a prevenir e evitar complicações futuras (AVC, insuficiência real, amputação de membros inferiores e cegueira).

Emiliana Querido, presidente da FPAD, refere que “as famílias desempenham um papel importante no apoio aos seus familiares com diabetes. Deve existir um reconhecimento dos riscos, sinais de alerta e prevenir a diabetes e suas complicações” e acrescenta que “quando uma família aposta numa alimentação saudável e pratica exercício em conjunto, todos os membros beneficiam e existe um encorajamento de comportamentos que podem prevenir a diabetes tipo 2”.

As intervenções comunitárias por parte da FPAD têm sido a prioridade para atingir indivíduos e famílias e incentivar à atividade física dentro e fora da escola e no local de trabalho. O objetivo é combater os estilos de vida modernos caracterizados por inatividade física e longos períodos sedentários.

Além da preocupação com a diabetes, a FPAD deixa a mensagem que as preocupações com esta doença num ambiente familiar são cruciais para a pré-diabetes.

Uma condição em que os níveis de glicose no sangue estão acima dos níveis normais saudáveis, mas não são suficientemente altos para estar na faixa dos diabéticos. Em que ao não existirem sinais ou sintomas visíveis associados à pré-diabetes, leva a que nove em cada 10 pessoas com pré-diabetes desconheçam esta condição e, como cerca de 70% dos indivíduos com pré-diabetes vão eventualmente desenvolver diabetes tipo 2.

“É importante combater o peso da diabetes em Portugal, neste momento são diagnosticadas cerca de 200 pessoas com esta doença diariamente. A aposta passa por uma comunicação preventiva à diabetes tipo 2 em que, apesar de existir alguma carga genética e hereditária, a diabetes pode ser prevenida através de hábitos de vida saudável como a prática desportiva e uma boa alimentação” alerta Emiliana Querido, presidente da FPAD.

Sobre a Diabetes

A nível mundial, mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes e a maioria dos casos é de tipo 2, que é amplamente evitável pela prática de atividade física regular, uma dieta saudável e equilibrada e a promoção de ambientes saudáveis.

A doença afeta mais de 13% da população portuguesa e estima-se que 44% das pessoas com diabetes esteja por diagnosticar. Cerca de 50 mil são de Tipo 1, sendo uma patologia autoimune neste caso não é possível a prevenção, mas a gestão multidisciplinar é fundamental.

Entre dez a doze portugueses morrem a cada dia, em média, por diabetes, uma doença que afeta mais de um milhão de pessoas em Portugal.

Sobre a FPAD – Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes

A Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes assume a responsabilidade e o compromisso de defender os direitos e interesses das pessoas com diabetes através do apoio às Associações Filiadas e de toda a Comunidade de Pessoas com Diabetes.

Criada no ano 2000, está desde 2017 sob uma nova direção e conta com quinze associações de pessoas com diabetes como membros, de várias zonas do país incluindo as regiões autónomas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório