Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Lidar com a tecnologia quando os filhos abandonam o 'ninho'

A chegada do novo ano letivo faz com que muitos jovens saiam das suas casas para ir para a universidade e é nesta altura que os pais sentem mais dificuldades em lidar com a tecnologia, uma vez que deixam de contar com a ajuda dos filhos.

Lidar com a tecnologia quando os filhos abandonam o 'ninho'
Notícias ao Minuto

17:00 - 22/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tecnologia

Cerca de 39% dos pais portugueses, que ainda estão na fase introdutória no uso de tecnologias e que têm os seus filhos a estudar fora, admitem enfrentar algumas dificuldades no dia-a-dia. Numa era em que se ouve frequentemente os familiares a perguntar 'podes só… reiniciar o router?' ou 'podes só… configurar o email no meu novo telemóvel?', é quando os filhos estão fora que os pais se sentem mais atrapalhados.

Ir para a universidade faz parte do início de uma experiência muito entusiasmante para os jovens. Não só lhes dá a oportunidade de se tornarem mais independentes, como de poderem criar amizades para a vida. Contudo, um estudo realizado pela Kaspersky concluiu que os estudantes ainda se podem sentir sobrecarregados quando saem de casa por serem os 'especialistas' de IT da família. De facto, cerca de 25% dos pais portugueses que ainda estão a aprender a lidar com a tecnologia e que têm os seus filhos a estudar na universidade admitem telefonar-lhes para lhes pedir ajuda remota. Para além disso, 23% dos pais admitem sentir ainda mais falta da ajuda tecnológica dos filhos do que da sua companhia, quando não estão por perto.

Os jovens já aceitaram o seu papel em serem as pessoas a quem os adultos pedem ajuda. Aliás, cerca de 45% dos estudantes portugueses com conhecimento tecnológico afirmam ser frequentemente solicitados para ajudar os seus familiares com a tecnologia. Estes estudantes sentem-se muitas vezes em conflito quanto à responsabilidade em ajudar os seus pais. Enquanto alguns não querem ser incomodados com estas questões, 61% dos mesmos revelam ter pelo menos uma preocupação face à incapacidade dos seus pais para realizar tarefas com a tecnologia ou, ainda, com o facto de poderem vir a ser vítimas de uma fraude quando estão sozinhos. No que diz respeito aos jovens portugueses, este número sobe para os 70%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório