Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Estes são os quatro chás naturalmente mais doces

Nem todos os chás precisam de ser adoçados e alguns podem ser saboreados ao natural, como acontece com a infusão de hibisco.

Estes são os quatro chás naturalmente mais doces
Notícias ao Minuto

20:00 - 16/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Chás doces

O sabor natural ocorre porque algumas ervas possuem na sua composição substâncias que lhe dão a nota adocicada, principalmente as derivadas da glicose e alguns tipos de compostos aromáticos.

A vantagem em consumir estas bebidas não está apenas em diminuir o consumo diário de açúcares. Determinadas infusões também possuem diversos benefícios para o organismo, melhoram a digestão, aliviam as cólicas e diminuem a compulsão por comer alimentos açucarados.

Os quatro chás mais doces naturalmente:

1. Erva-doce

O chá da Pimpinella anisum é bastante conhecido pelo seu sabor suave e adocicado, motivo pelo qual a erva é conhecida popularmente por erva-doce.

Essa característica deriva da presença dos glicosídeos fenólicos, substâncias naturais formadas por glicose que é um dos compostos do açúcar, que dão o sabor e aroma característicos da erva.

Adicionalmente, o chá de erva-doce também atua como um calmante natural, ajudando a reduzir a ansiedade.

2. Camomila

Outro chá bastante doce é o de camomila. As flores da Matricaria recutita produzem um chá de sabor agradável, aromático e que não precisa de ser adoçado artificialmente.

Entre os inúmeros benefícios da infusão estão a sua capacidade de tratar inflamações e infeções, principalmente as que atingem a pele.

3. Erva-cidreira

A erva-cidreira é outra com uma elevada concentração de glicosídeos. Esta infusão é utilizada para diversos fins medicinais, devido aos benefícios que traz para o organismo como a melhoria da digestão e a redução dos gases. Mais ainda, a combate infeções causadas por vírus, com é o caso de gripes e resfriados.

Este chá é bastante indicado para aliviar o stress e ansiedade, favorecendo ainda uma melhoria na qualidade do sono até mesmo em crianças e em grávidas.

4. Hibisco

Sim, adivinhou! Este chá também é rico em glicosídeos e que por isso possui um sabor mais doce. As flores do Hibiscus sabdariffa, parte utilizada no preparação, produzem um chá de cor vermelha intensa e bastante aromático, que acarreta imensos benefícios para a saúde.

Entre os quais a redução do colesterol e da acumulação de gordura nos órgãos, e o controlo da pressão arterial. Problemas esses que estão ligados ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

A infusão é igualmente benéfica para os rins, já que possui ação diurética que aumenta a excreção de substâncias nocivas e diminui a retenção de líquidos. Além de proteger o cérebro, devido à ação das vitaminas B1 e B2, e auxiliar no processo de emagrecimento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório