Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Esqueça as metáforas e aposte no 'Vinho Sentido'

Livro questiona o método tradicional de análise e avaliação do vinho e propõe uma nova forma de estudar os produtos vinícolas.

Esqueça as metáforas e aposte no 'Vinho Sentido'
Notícias ao Minuto

17:00 - 21/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Enologia

Sem descrever aromas e sem atribuir pontuações. É desta forma que nasce o livro ‘Vinho Sentido sem descrever aromas ou atribuir pontuações’, acompanhado por uma vontade de inovar o método de análise e avaliação utilizado atualmente pelos enólogos.

Os autores, Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira, reuniram 30 anos de provas de vinho e de cursos de prova e concluíram que o “método de prova tradicional não satisfaz”.

Por essa razão, escreveram ‘Vinho Sentido’ no qual é apresentado um “novo método que se centra no reconhecimento das emoções que o vinho causa no provador”.

“Não obriga a descrever aromas através de metáforas, não atribui notas e, por isso, não elege os ‘melhores’”, lê-se na nota que acompanha o livro.

Este novo método descrito pelos dois autores em ‘Vinho Sentido', é criado com base na “neurociência, na química dos aromas, na enologia, na história, na estética, na psicologia e na gastronomia, sem ignorar o terroir e as modas do momento”.

Notícias ao Minuto© Plátano Editora

O livro é dirigido aos “iniciados”, mas, garantem os autores, “fará pensar os peritos e produtores de vinho, apontando um caminho mais concordante com o funcionamento do cérebro humano e sensibilizando para as emoções que os vinhos provocam”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório