Sem descrever aromas e sem atribuir pontuações. É desta forma que nasce o livro ‘Vinho Sentido sem descrever aromas ou atribuir pontuações’, acompanhado por uma vontade de inovar o método de análise e avaliação utilizado atualmente pelos enólogos.
Os autores, Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira, reuniram 30 anos de provas de vinho e de cursos de prova e concluíram que o “método de prova tradicional não satisfaz”.
Por essa razão, escreveram ‘Vinho Sentido’ no qual é apresentado um “novo método que se centra no reconhecimento das emoções que o vinho causa no provador”.
“Não obriga a descrever aromas através de metáforas, não atribui notas e, por isso, não elege os ‘melhores’”, lê-se na nota que acompanha o livro.
Este novo método descrito pelos dois autores em ‘Vinho Sentido', é criado com base na “neurociência, na química dos aromas, na enologia, na história, na estética, na psicologia e na gastronomia, sem ignorar o terroir e as modas do momento”.
© Plátano Editora
O livro é dirigido aos “iniciados”, mas, garantem os autores, “fará pensar os peritos e produtores de vinho, apontando um caminho mais concordante com o funcionamento do cérebro humano e sensibilizando para as emoções que os vinhos provocam”.