Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Qual é a melhor posição para dormir? A ciência responde

Da próxima vez que estiver a dar voltas na cama em busca da posição ideal para adormecer, lembre-se: os especialistas recomendam dormir de lado. Mas qual dos dois?

Qual é a melhor posição para dormir? A ciência responde
Notícias ao Minuto

22:00 - 24/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Insónias

Dormir nessa posição proporciona um maior descanso e facilita o funcionamento do organismo, comparativamente a dormir de bruços, o que pode dificultar a respiração, ou de barriga para cima, que coloca o peso do corpo sobre as costas, por exemplo.

Contudo, entre as duas posições laterais possíveis, há uma delas que traz mais benefícios, segundo uma reportagem difundida pela BBC News. De acordo com a ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo, algo que é especialmente válido para as grávidas. Entenda o por quê.

1. Faz bem ao cérebro

Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

Essa posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde.

Essa função é muito importante para o organismo, porque ajuda a manter constante o volume e a pressão sanguínea, assim como o melhor funcionamento do sistema imunológico. Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

2. Melhora a circulação sanguínea

O coração está localizado no lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão, disse Winter. Então, o sangue retorna mais facilmente de outras partes do corpo até ao coração.

3. Facilita a digestão

É simples: trata-se apenas do efeito da gravidade. O estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, deitar-se sobre esse lado do corpo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente.

4. Alivia o peso sobre a coluna vertebral

Quando se deita de lado, a coluna fica mais alinhada do que quando se deita de costas ou de bruços. Adicionalmente, evita que todo o peso do corpo recaia sobre as costas e, como já foi dito, evita pressão sobre vias sanguíneas importantes.

Dormir sobre o lado esquerdo é especialmente recomendável para grávidas, já que assim o bebé não pressiona a veia cava, e o sangue circula melhor, o que faz com que chegue à placenta os nutrientes necessários.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório