Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

A leitora perguntou: É seguro dormir com tampão?

É de conhecimento geral que é necessário mudar este tipo de absorvente com uma certa frequência.

A leitora perguntou: É seguro dormir com tampão?
Notícias ao Minuto

20:00 - 12/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Usar tampão

Somente no Reino Unido, foram reportados em 2017 cerca de 40 casos de síndrome do choque tóxico, uma condição rara provocada por uma infecção bacteriana – sendo que metade dos casos estão foram associados ao uso de tampão. 

Os sintomas da síndrome de choque tóxico incluem febres altas, náuseas, vómitos, diarreia e sintomas de gripe (tosse, dor de cabeça, garganta e de músculos).

É de conhecimento geral que é necessário mudar este tipo de absorvente com uma certa frequência - a cada quatro ou oito horas -, mas relativamente a dormir ou não com tampão, as opiniões dos especialistas não são consensuais. 

A ginecologista-obstetra Pari Ghodsi disse em declarações à revista Glamour que a decisão de dormir com o absorvente é subjetiva e depende completamente do ciclo da mulher.

"A mulher pode usar todas as opções à noite para parar o fluxo de sangue que utiliza durante o dia. A sua escolha pode depender do seu fluxo. Se tem muito fluxo, o tampão pode não ser capaz de absorver todo o sangue menstrual durante a noite."

Contudo, outros especialistas recomendam que o produto não seja usado durante a noite.

A médica Dasha Fielder afirmou ao site australiano Mamamia que o limite de oito horas é muito longo. “Não se deve de forma nenhuma deixar tampões no canal vaginal por toda a noite; em vez disso opte por absorventes comuns (pensos higiénicos) enquanto dorme. E durante o dia troque o absorvente interno de três em três horas". 

A especialista alerta ainda que nem sempre é possível mudar o absorvente interno com tanta frequência, por isso salienta que deixá-lo durante a noite aumenta o risco de síndrome de choque tóxico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório