Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Terapia hormonal causa cancro da mama, alerta um novo estudo

Trata-se do tipo de tumor mais comum entre as mulheres portuguesas.

Terapia hormonal causa cancro da mama, alerta um novo estudo

A reposição hormonal é apontada como um possível tratamento para doentes que sofrem de cancro da mama, mas afinal e de acordo com um estudo publicado esta quinta-feira no periódico científico The Lancet a terapêutica é, na verdade, uma causa direta desse tumor.

Estima-se que só na Europa, cerca de seis milhões de mulheres recorrem a tratamento de reposição hormonal.

A mesma pesquisa alerta que uma em cada 50 mulheres, de peso saudável, que recorre decorre diariamente à forma mais comum desta terapia - estrogénio e progestogénio combinados – durante pelo menos cinco anos – tem uma grande probabilidade de vir a padecer de cancro da mama. Sendo que para este grupo, o risco corresponde a 8,3%.

Já para as mulheres que tomam somente progestogénio o perigo decresce para 7,7%. Ainda menos para as que recorrem unicamente ao estrogénio, com um risco associado de 6,8%.

Ainda segundo aquela investigação, estima-se que 6,3% das mulheres com peso saudável, nos países ocidentais, irão desenvolver cancro da mama ao longo dos 20 anos seguintes à meta dos seus 50 anos, mesmo sem qualquer terapia hormonal.

Adicionalmente, as mulheres obesas apresentam uma maior propensão a sofrerem de cancro, por que o excesso de gordura produz estrogénio extra após a menopausa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório