Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ao acordar? Não. Esta é a melhor hora do dia para beber café

Ingere cafeína assim que acorda? Então, reconsidere esse hábito.

Ao acordar? Não. Esta é a melhor hora do dia para beber café
Notícias ao Minuto

08:00 - 26/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beber café

Mais de 85% da população mundial consome cafeína regularmente, e o café é a principal bebida ingerida com a substância. E esta também é a razão pela qual 40% dos cidadãos não dormem o suficiente. 

A maioria dos indivíduos toma a sua primeira chávena de café nas primeiras horas da manhã, logo após acordar. Porém, de acordo com nutricionistas, se quer mesmo sentir-se acordado e em estado de alerta para realizar melhor as suas tarefas durante a tarde, talvez não deva consumir cafeína assim tão cedo. 

Consumir café ao despertar pode fazer com que se sinta nervoso e agitado logo de seguida, mas bastante cansado algumas horas depois.

O que acontece no organismo

Quando despertamos, o organismo produz doses elevadas de cortisol, a hormona do stress responsável por suscitar ansiedade. 

Se consumimos cafeína nesse período, os níveis de cortisol tornam-se ainda mais altos, sendo até perigosos para pessoas naturalmente ansiosas. Mais tarde, quando os níveis no sangue tanto de cafeína como de cortisol diminuem na corrente sanguínea, tendemos a sentir mais cansaço do que o seria expectável.

Beba café mais tarde

“Beba café quando o seu corpo estiver a produzir menos cortisol, recomenda Laura Cipullo, nutricionista e autora do livro 'The Women’s Health Body Clock Diet' ('A Dieta do Relógio para um Corpo Feminino Saudável'), em entrevista ao site CNBC.com. Ou seja, se costuma acordar entre as 6h e 8h da manhã, deverá ingerir café entre as 9h e as 11h. Esta mudança deve ser feita aos poucos, caso já tenha o hábito de consumir cafeína logo ao despertar. Com uma transição repentina, pode sentir-se repentinamente esgotado e até com dificuldades em raciocinar. 

Já a nutricionista Melanie Dellinges defende que mais importante que o horário é a quantidade de cafeína que consome, não devendo ultrapassar quatro xícaras por dia. Dellinges ressalta ainda a importância de cessar o consumo de café antes do fim da tarde, já que a substância pode atrapalhar o sono até seis horas antes após ingerida. Por outras palavras, se pretender estar a dormir às 21h, por exemplo, não deve tomar café depois das 15h.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório